Os seus hobbies te tornam uma pessoa versátil e você precisa saber!
- Não é meu trabalho, eu faço isso por hobby!
Alguma vez na vida você se pegou dizendo essa frase? E se você a disse, por acaso, veio seguida de um elogio sobre o que você faz por hobby?
Pois é!
E vem cá... você já viu a tradução literal desta palavra em português? Passatempo! Eu amo essa palavra e vejo o quão versátil ela é. Ora, a atividade que você faz para passar o seu tempo, está mais perto de alguns dos seus pontos fortes apesar de que não é primordial, certo? Ela não paga seus boletos... e em suma, é uma atividade que você faz por prazer e que em geral, te faz feliz! Faz sentido?
Que audácia! Penso em quão audacioso é fazer algo que traz felicidade e não traz dinheiro necessariamente e, por este motivo, se torna secundário.
Os termos e traduções nem sempre são coerentes, e tá tudo bem, este não é o ponto principal da conversa. Porém, é sobre o quanto se pode tirar proveito de uma atividade deste tipo sabendo que por mais “secundária” que seja, carrega um potencial gigante sobre quem é você.
Na minha experiência, não foi diferente. No início do ano, tive um encontro com o livro “Seja egoísta com a sua carreira”, do Luciano Santos, que por diversas vezes, salienta a importância do hobby como um Plano B. Gostei do ponto de vista saudável dele sobre os Planos Bês e aquilo me fez pensar em algo que tantas vezes deixei quietinho na prateleira e esqueci que deveria ser natural em minha rotina: estar em paz comigo mesma.
Recomendados pelo LinkedIn
Lembrei da consistência e disciplina dos meus Planos Bês realizados ao longo dos anos e sobre como eles me tornavam feliz em fazes ruins. Como não havia pressão em fazer o melhor, as ideias fluíam e me surpreendiam. A sensação de “entrega” era maior do que muitas vezes, a do "job principal". No entanto, eu sabia muito bem o porquê daquilo e porque eu deveria saber lidar. No Plano B, quem manda é a consciência. Existem regras, porém, são negociáveis e, o principal, pode dar tudo errado pois não existe uma cobrança psicológica para tal.
A sensação de que um Plano B é livre de julgamentos é também é algo incrível. Mesmo que nas entrelinhas, saber desta hipótese torna a parte boa do hobby, ainda melhor. Este lugar único, se torna um lugar de experimentações e de erros aceitáveis, se torna um grande laboratório de ideias – se torna uma das tantas melhores versões da versão original de quem você é.
Tão original, que inclusive, pode se tonar o seu Plano A! E nesta sopa de letrinhas, o rumo certo das coisas acaba sendo apenas, um grande exercício de possibilidades.
- Sim, eu faço deste trabalho um hobby.
Autor do livro Seja Egoísta com sua Carreira | Sócio-diretor na Fluxus | Palestrante | Mentor | @lucianoresponde | Pai da Olivia
2 aGeralmente o plano B é um espelho de alguém que poderíamos ser sem todas as regras e julgamentos ao nosso redor. Tenha seu plano B :)
Account Manager Especialista em ReclameAQUI
2 aArrasando novamente 👏😍