Os três pilares para deixar suas finanças no azul
Para quem não tem, educação financeira pode ser um martírio, algo realmente sofrido. Por isso, aqui vão 3 dicas básicas para quem quer começar a se educar financeiramente e ficar no controle do seu dinheiro e da sua vida, sem virar escravo dos juros, das dívidas e dos empréstimos:
1 - Faça o orçamento doméstico
Anote tudo que você gasta e tudo que você recebe. Só tendo essas informações se pode começar um planejamento, um controle. Anote tudo, independente do meio (aplicativo, excel, papel e caneta, não importa).
2 - Gaste menos do que ganha
Parece fácil, mas não é. Se você gasta mais do que ganha, tem duas saídas: ou cortar despesas ou aumentar as receitas. Você só saberá onde e como agir se tiver feito o passo 1, já sabendo de onde vem e para onde vai seu dinheiro.
3 - Invista sempre, todo mês
Por menor que seja o valor, invista sempre. Torne isso um hábito. Considere seu investimento como se fosse uma dívida, e pague-a religiosamente. Não importa o valor, e nem o tipo de investimento. R$ 100 na poupança são melhores do que R$ 100 desperdiçados por aí.
Gostou? Odiou? Precisa de ajuda para cuidar das suas contas? Deixe seu comentário!
Consultor Tributário
8 aExcelente Marcelo, o item 2 realmente parece óbvio, mas não é fácil, a grande maioria não consegue. Parabéns pelo post.
Assistente de Marketing Digital | Aplicação em ferramentas digitais para mídias sociais, tráfego e websites.
8 aMuito bom o artigo, foi útil. Para controlar minhas dívidas eu uso o app Mobilis. Ele ajuda e muito no controle total de gastos. Fica a dica!