Osmar? Confiança! Edmílson? Qualidade! Lúcio? Liderança!
Estou fazendo uma pequena reforma em casa e, dentro do possível, acompanhando os trabalhos. Outro dia, na hora de instalar uma caixa para a fiação de uma arandela, o Osmar pediu para eu comprar uma peça menor, mais própria para o serviço. A conversa com o vendedor na casa de materiais de construção foi muito interessante:
– Bom dia! Eu gostaria de trocar esta caixa por uma menor, por favor!
– Ah, esta caixa aqui também serviria, o pedreiro deve estar com preguiça!
– O pedreiro é o Osmar!
– Osmar? Puxa, então nem tenho o que dizer, ele sabe o que faz!
Fiquei impressionado, que credibilidade tem o Osmar. Eu o conheço há anos e sempre gostei e confiei muito nele, mas não sabia que era tão respeitado assim!
Em um outro momento, foi preciso cortar um pequeno pedaço do piso para acomodar uma soleira. O Edmílson pegou uma cortadora e fez o trabalho. Mas não sossegou enquanto não tirou com um pequeno martelo os pedaços que ficaram nos cantos. Quanta qualidade no trabalho!
Convivo com o Edmílson há muito e muito tempo, sei muito bem do capricho e responsabilidade com que executa suas tarefas. Mesmo assim, nunca canso de me surpreender com sua de dedicação, profissionalismo e qualidade no trabalho. E na vida!
Final de um dia de obras, todo mundo bem cansado – compreensivelmente cansado – surgiu uma dúvida na instalação da tubulação para a parte elétrica na cozinha. Estava difícil pensar em uma solução, parece que todos aos poucos íamos ficando cada vez mais agitados e irritados. Aí chegou o Lúcio!
Incrível! Em poucos minutos, transformou completamente o ambiente. Brincalhão, bem-humorado, criativo e inteligente, foi conversando, provocando e inspirando ideias. Achamos uma solução de imediato! Além disso, o Lúcio ainda incentivava cada um a fazer seu trabalho, provocando – e motivando – até profissionais de uma firma que contratei para a recuperação dos tacos nos pisos dos quartos e sala.
Foi uma aula de liderança! Nunca havia visto alguém chegar em algum lugar e fazer todo mundo trabalhar. Trabalhar com vontade, fazer tudo certo e de forma bem divertida. É até paradoxal, mas em vez de terminar o dia exaustos, ficamos todos revigorados.
Já pensou ter profissionais como o Osmar, Edmílson e Lúcio para reformar sua casa? Já pensou ter colegas de trabalho como o Osmar, Edmílson e Lúcio em sua empresa? Eles três representam o sonho de todo RH, o sonho de todo gestor, o sonho de todo empresário. Ainda bem que eu os tenho aqui em minha casa. Ainda bem que eu os tenho aqui em minha vida!
Um abraço grande,
Fernando Andrade