Otimizando custos no Datadog com as Estimated Usage Metrics.
Otimização de custos é algo fundamental dentro de todas as áreas da TI de hoje, e em Observabilidade não é diferente.
O Datadog oferece algumas métricas que nos permitem acompanhar a utilização dos recursos dentro da plataforma para que não sejamos pegos de surpresa com alguma utilização indevida.
São as Estimated Usage Metrics.
Acompanhar as métricas de uso estimado do Datadog é fundamental para a otimização de custos em infraestrutura e monitoramento de aplicações. Com a capacidade de visualizar o uso em tempo quase real, as empresas podem criar monitores personalizados e receber alertas para picos ou quedas no uso, permitindo uma resposta rápida e eficiente.
Aqui estão algumas das principais métricas que você deve considerar:
1. Hosts de Infraestrutura: Métrica datadog.estimated_usage.hosts que indica os hosts únicos vistos na última hora.
2. Contêineres: Métrica datadog.estimated_usage.containers para contêineres únicos vistos na última hora.
3. Tarefas Fargate: Métrica datadog.estimated_usage.fargate_tasks para tarefas Fargate únicas vistas nos últimos 5 minutos.
4. Métricas Customizadas Indexadas: Métricas como datadog.estimated_usage.metrics.custom que mostram métricas customizadas indexadas vistas na última hora.
Recomendados pelo LinkedIn
5. Bytes de Logs Ingeridos: Métrica datadog.estimated_usage.logs.ingested_bytes para o total de ingestão de logs em bytes.
6. Eventos de Logs Indexados: Métrica datadog.event.tracking.indexation.logs.events para a quantidade de eventos de logs que estão sendo indexados na plataforma.
7. Sessões RUM: Métrica datadog.estimated_usage.rum.sessions para o número total de sessões RUM.
8. Funções Lambda Serverless: Métrica datadog.estimated_usage.serverless.aws_lambda_functions para funções serverless únicas vistas na última hora.
Citei apenas 8, mas são várias, que podem ser vistas facilmente através da documentação oficial do Datadog Estimated Usage Metrics (datadoghq.com) e utilizadas conforme a sua realidade.
Caso, vc tenha a tabela dos valores, é possível calcular até o valor da cobrança utilizando uma formula no seu monitor ou Widget caso seja um dashboard, fica a critério do usuário.
Fato é, todo Engenheiro de Observabilidade deve estar atento a essas métricas para manter sustentável a Observabilidade de sua empresa.