Otimizar o meu website para os motores de busca - parte 1
A otimização de um website para os motores de busca é hoje o maior desafio para agências de marketing e desenvolvimento.
Entender como os motores de busca indexam páginas e as classificam não é um trabalho simples, e muito menos linear. Os esforços dos leigos na matéria são na maioria das vezes em vão. Muitos acabam por desistir e optar por realizar campanhas pagas que são também matéria de estudo por si só e nem sempre trazem os resultados esperados ou acabam por sair muito mais dispendiosos que o previsto. Eu própria lido regularmente com este tema e todos os dias tenho dúvidas novas.
Felizmente, existem algumas ferramentas e truques que ajudam a otimizar o SEO de um website, fazendo-o escalar de forma orgânica no Google. Parte delas são práticas simples e ao alcance de todos os entendidos na matéria. Partilho abaixo algumas recomendações de afazeres com ferramentas que utilizo e outras das quais estou muito curiosa para começar a utilizar:
1. Envio de sitemap para o Google
Configure o Google Search Console e envie o seu sitemap para o Google. Um sitemap informa os motores de busca sobre a organização do site e a sua versão mais atualizada. É preciso ter noção que o seu uso não garante que todos os conteúdos serão indexados, mas tem-se sempre mais a ganhar que a perder.
2. Configuração do Google Analytics
Esta é daquelas ferramentas imprescindíveis. Saber quantas pessoas visitam o seu site, quanto tempo passam no mesmo, ou quantas páginas visitam só é possível graças ao Google Analytics. Conheça quais as páginas mais visitadas, qual a origem das pesquisas, ou que plataformas usam para chegar até si. Terá estas e muitas outras respostas utilizando esta ferramenta gratuita do Google.
3. Correção de problemas de rastreamento
Use o Google Search Console para receber alertas de erros de rastreamento. Um erro de rastreamento acontece quando um bot tenta aceder a uma página específica, mas falha. Deve ser identificado o URL afetado e tente corrigir a situação imediatamente.
4. Utilização do Planeador de Palavras Chave do Google
Determine o volume de pesquisa de certas palavras-chave e obtenha ideias de novas palavras-chave que o podem ajudar a manter o conteúdo do seu site relevante. O Planeador de palavras-chave do Google vai ajudar a perceber qual a tendência de palavras-chave para o seu negócio, assim como a estimativa de alcance.
5. Otimização de títulos de um website
É nos títulos principais das páginas que geralmente estão contidas as palavras-chave dessa página. Confirme que todos os títulos estão em H1 e têm menos de 60 caracteres. Títulos maiores podem ficar fora dos resultados de pesquisa pois por norma o Google só exibe os primeiros 60 caracteres dos títulos das páginas. Quanto mais perto do início do título estiverem as suas palavras-chave, melhor!
Estes são apenas os 5 primeiros pontos de 12. Espero partilhar convosco muito em breve as minhas restantes recomendações, as quais considero importantes à data de hoje para a otimização de um website.