Otimizar Resultados - Uma Boa Ideia
Quando se vive momentos de crise, é inevitável valer-se de princípios de austeridade.
Relativizar o custo com o benefício é único caminho para continuar com tudo aquilo já construído até então.
O que uns chamam de sofrimento, eu chamo de aprendizado. A experiência é um mérito que chega atrasado.
Infelizmente não voltaremos aos números do passado por um bom tempo, contudo, esta fase passará. Passará, porque, estamos saindo do buraco, medidas estão sendo implementadas, o mundo está em guerra, os olhos se voltarão para o Brasil oportunidades voltarão a aparecer.
Quer dizer.... isso, se soubermos votar corretamente ano que vem.... mas isso deixa pra lá... vamos ao que interessa.
Bem... em resumo, o que quis falar é que, quando tudo isso passar, somente os fortes sobreviverão. Fortes neste sentido, se reporta aqueles que aperfeiçoaram seus formatos de gestão. Adaptando-se ao momento, para suportar a despencada do faturamento que sangraram prejuízos e medidas, já inevitáveis.
Não se pode deixar todo este aprendizado passe em vão. Manter-se no erro é fazer aquilo que você sabe que vai dar errado. Já deu uma vez, o que impedirá dar de novo???
Você sabe disso, não é mesmo??? e, mesmo assim, insiste. É preciso vencer esta resistência e entender que mudanças precisam a todo tempo ser implementadas. Isso, quando se tem objetivos e daí florescem os seus valores e a sua missão.
Brasileiro costuma dizer: "Só se aprende, quando bate no bolso" E isso, eu e você, nem precisamos comentar, não é mesmo ??? É meu amigo, quando a dor é financeira, o aprendizado é duradouro. Pelo menos é o que esperamos, de agora por diante.
Não feche os olhos para os riscos que existem, sejam eles diretos ou indiretos. Senão de nada adiantou todo o sofrimento, moral ou financeiro. Concorda?
É preciso não apenas olhar, mas enxergar, que tudo tem um risco. Decisões formatadas, por meio do gerenciamento deles, é estratégico.
Os riscos advém de todos os tipos de relações, mas quando falamos de negócios, precisamos estar atinados à que se relacionam com áreas Tributárias, Ambientais, Trabalhistas, Previdenciárias, Contratuais, Reguladoras.... enfim.. riscos que precisam ser analisado dentro de uma visão macro fatorial, de maneira integrada e dentro de um contexto amplificado e centrífugo.
O grande merchant no momento, está exatamente na capacidade de prever e elidir riscos, para fins de proporcionar maior competitividade, melhorando os processos internos e evitando desperdícios, sejam eles diretos ou indiretos.
É possível aumentar resultados, gerindo riscos de maneira estratégica. Elidir riscos neste cenário atual é cada vez mais inevitável, já que, qualquer vulnerabilidade ou previsões não concretizadas, podem inviabilizar de vez a sua a operação.É preciso evitar exposiao ao risco. Isso é ser inteligente.
Uma visão multidisciplinar, é fruto de maturidade e deve fazer parte do seu propósito.
As decisões precisam ser tomadas com enfoque jurídico, de gestão e de inteligência competitiva. Isso é o segredo da perpetuação.
É para o Futuro que se deve olhar. Resultados devem ser semeados, que por sua vez advirão do cruzamento de informações relevantes para o seu negócio.
Serão fruto de estratégias jurídicas aliadas aos conceitos negociais.
É a partir da sua visão, entendendo a peculiaridade do seu negócio e como o mercado se comporta, que você irá fortalecer suas fraquezas, e elidir as suas ameaças, interna e externamente.
Esse propósito, é o novo conceito de negócios. Negócios sustentáveis surgirão de processos bem estruturados e desenvolvidos. Isso significa modernidade e negar-se a isso, já não é uma opção.
Carlos Alberto Pinto - Advogado Tributarista -
Nossa missão é fazer sua Visão Acontecer.