Ousadia profissional e recomeço... em outro patamar sempre
Pensar que existe apenas uma forma de satisfação profissional é uma forma de fechar portas para si mesmo. Muitas vezes, pensamos que somos feitos para tal caminho, mas esta convicção, imatura talvez, cai por terra quando experimentamos outras formas de trabalho.
É o famoso conselho: NÃO TENHA PRECONCEITO CONTRA TRABALHO. TENTE.
É preciso, contudo, ao tentar, fazê-lo com vontade e força, olhando o touro nos olhos e segurando-o pelos chifres. As ousadias e tentativas devem ser feitas com vontade de acertar, e não apenas ter iniciativas ao acaso ou para tapar buracos em momentos de incerteza.
Não ter preconceito contra trabalho é também entender que existe um período de adaptação e momentos de críticas e ajustes. Isto não faz de você um profissional menos qualificado ou capaz, mas são momentos de crescimento para o resto de sua trajetória profissional. Pode ser duro ouvir alguns feedbacks negativos mas faz parte de ousar.
Então:
- TENTE SEM PRECONCEITOS
- TENHA GARRA E ESTEJA PRONTO PARA CRÍTICAS E AJUSTES
- ACREDITE
Sabendo que tentar pode significar falhar, pense que isto acontece com profissionais versáteis. Quem trabalha com um grande leque de funções está sujeito a mudanças, muitas vezes dolorosas. Ir embora apenas diz que este não era o melhor caminho, onde você poderia se destacar com mais facilidade. Pode ser que este local não era o melhor para seu perfil e não traria sua satisfação verdadeira. Culpar terceiros ou organizações não ajudará muito seu crescimento e sua recolocação nesta hora. Neste momento pense em que momentos você poderia ter feito melhor, nos desentendimentos que ocorreram e como você poderia ter se comunicado melhor. Esta reflexão e este crescimento são seus e os benefícios deste momento de auto-análise são imensos. Falhas e tombos também mostram aquilo que você não quer em sua carreia, funções que trouxeram desconforto e sofrimento. Ao se recolocar, fuja disto. Não insista em coisas que já falharam e fizeram você perder tempo. Respeite-se ao tentar outra função. Valorize seu potencial, pois somente conhecendo-se melhor vc terá chances de brilhar em outro lugar.
Se sua tentativa falhar...
- NÃO SE DESESPERE, FAZ PARTE DE QUALQUER PESSOA QUE TRABALHA
- ACEITE MUDANÇAS
- NÃO CULPE TERCEIROS - ANALISE SEU COMPORTAMENTO E SEU DESEMPENHO
- NÃO INSISTA EM FUNÇÕES QUE JÁ FALHARAM
- VALORIZE SEU PERFIL E ACEITE SUAS CARACTERÍSTICAS E LIMITAÇÕES
Mas:
"Always live your dreams"
Nunca se paralise pelo medo do fracasso de uma tentativa extremamente desejada. A culpa de não ter tentado por medo é mais dolorosa que o tombo após uma tentativa desejada.
Senior Medical Leader | Health Innovation | Board Advisor | MD
6 aMuito bom.