Outplacement e a gestão humanizada
Ser demitido do emprego não é algo fácil de lidar. Em alguns casos (lamentáveis, diga-se de passagem), são momentos que podem chegar à justiça pelo constrangimento desnecessário. Mas, como garantir que esse tratamento seja feito de forma humanizada? Afinal, estamos falando da vida e carreira de uma pessoa.
Para ajudar nisso, o Grupo Mrh, maior empresa de gestão do nordeste, disponibiliza o modelo chamado “Outplacement". O projeto, pioneiro no Ceará, consiste na assessoria ao profissional para o reposicionamento de carreira e reinserção no mercado de trabalho, aos colaboradores desligados. Trata-se de uma iniciativa que já trouxe centenas de profissionais de volta à ativa e tem evitado diversos casos de desemprego em todo país.
As empresas interessadas contratam o serviço de Outplacement, auxiliando na avaliação do perfil comportamental, definição de objetivos e realização de networking do ex-colaborador, além da elaboração e divulgação do currículo. Com o Outplacement, é possível que o processo de demissão se transforme em um processo de transição, em que todas as partes ganham.
Devemos destacar ainda, que as corporações têm se voltado cada vez mais para uma gestão digna e humanizada, onde a saúde mental do colaborador tem sido percebida como elemento fundamental para a sua realização no trabalho. Iniciativas como o serviço de Outplacement, proporcionam uma maior segurança psicológica ao profissional, que caso seja demitido, irá dispor de uma assessoria para facilitar sua reinserção no mercado. Isso confirma a tendência de que o futuro da gestão de pessoas estará cada vez mais voltado para a satisfação dos profissionais.
Perfil: Valéria Mota, gerente executiva do Grupo Mrh Valeria Mota