OutSystems e Banco de Dados
Atenção: Está é uma tradução referente a Banco de Dados e Cloud!
O OutSystems se integra nativamente aos principais sistemas de banco de dados: SQL Server, SQL Azure, Oracle, MySQL e DB2 iSeries.
Ele também possui um SDK de integração de banco de dados, para que as organizações possam se integrar a um banco de dados de sua escolha. Os desenvolvedores podem combinar fontes de dados locais e externas sem gastar muito tempo em projetos complexos de integração.
Consultar e Agregar dados nativamente
O editor visual OutSystems permite que as equipes de desenvolvimento consultar e agregar dados visualmente, para que desenvolvedores com qualquer conjunto de habilidades possam trabalhar com os dados complexos necessários para qualquer aplicativo.
Use SQL
O OutSystems não limita os desenvolvedores a manipular dados visualmente. Eles podem escrever consultas e procedimentos armazenados usando o SQL padrão , e o OutSystems rastreará todas as dependências no banco de dados subjacente. Se algo mudar, seu código SQL será refatorado automaticamente ou você será avisado se ele não for mais compatível com as alterações.
Isso acelera o processo de mudança; enquanto isso, o próprio aplicativo é muito mais resistente a alterações.
Integrar com bancos de dados externos
Se um banco de dados externo for suportado nativamente pelo OutSystems, um desenvolvedor poderá criar um conector para integrar-se a ele. Os conectores permitem que as equipes manipulem dados visualmente no editor visual.
Quando um banco de dados não é suportado nativamente, ainda é possível acessá-lo usando código padrão , com drivers ODBC / JDBC ou com APIs nativas. Para repositórios de big data, como CouchDB, MongoDB ou Hadoop, os desenvolvedores os acessam usando suas APIs REST .
Há também um SDK de integração de banco de dados OutSystems para estender a plataforma e pode ser usado para adicionar suporte nativo a bancos de dados. No entanto, se você estiver pensando em desenvolver um conector personalizado, tente navegar no OutSystems Forge , que também possui conectores, antes de iniciar. Provavelmente alguém já criou e compartilhou o conector que você precisa.
Arquitetura Cloud
Com uma assinatura do OutSystems Cloud, a infraestrutura de uma organização é automaticamente provisionada, configurada e ajustada para alta disponibilidade, desempenho, segurança e confiabilidade:
- Fornecedor de infraestrutura : a infraestrutura física do OutSystems Cloud está hospedada nos data centers seguros do Amazon Web Services.
- Configuração da linha de base : a configuração inicial do OutSystems Cloud é um ambiente de produção e dois ambientes que não são de produção.
- Configurações de pilha suportadas : O OutSystems Cloud permite que as organizações escolham seu mecanismo de banco de dados preferido (Microsoft SQL ou Oracle).
- Geografia da infraestrutura : o OutSystems Cloud oferece às organizações a liberdade de implantar seus aplicativos em uma infraestrutura fisicamente distribuída em todo o mundo.
- Isolamento de multilocação da infraestrutura : o suporte à multilocação - hospedando vários clientes (ou inquilinos) de forma eficiente na camada da plataforma, mantendo-os isolados - é um aspecto básico do OutSystems.
Fornecedor de infraestrutura
A Amazon Web Services (AWS) é líder de mercado e a infraestrutura de nuvem pública mais madura como serviço (IaaS). Possui disponibilidade de nível corporativo com níveis de serviço garantidos de 99,9% e é a tecnologia IaaS que foi credenciada pelo maior número de padrões de conformidade de segurança .
Embora o OutSystems Cloud seja executado no Amazon AWS, os clientes não estão presos a um único fornecedor de IaaS. A arquitetura interna da plataforma OutSystems abstrai a camada IaaS, o que permite a portabilidade entre os fornecedores de IaaS.
Geografia da infraestrutura
Ao assinar o OutSystems, as organizações escolhem as regiões que usarão. As seguintes regiões estão disponíveis:
- Na Ásia-Pacífico: Sydney, Cingapura e Tóquio
- Na Europa / Oriente Médio / África: Irlanda, Frankfurt e Londres
- Nas Américas: Estados Unidos (Virgínia do Norte e Oregon) e Canadá
Sempre que possível, as organizações devem considerar a localização de sua instância OutSystems em uma região que reduz a distância (e a latência) para otimizar o desempenho do aplicativo e as transferências de dados.
Para obter mais detalhes, consulte Escolhendo as regiões da AWS para uma implantação do OutSystems Cloud.
Além disso, para atender aos requisitos legais, as organizações podem selecionar as regiões para garantir que dados específicos residam em uma região específica.
Isolamento de multilocação de infraestrutura
Na nuvem OutSystems, a multilocação é fornecida pelo AWS IaaS subjacente e suas máquinas virtuais logicamente isoladas de outros inquilinos. No nível do banco de dados, a multilocação é garantida pelo Amazon Relational Database Service (Amazon RDS), onde cada instância do banco de dados opera logicamente isolada. Além disso, o OutSystems impede o acesso entre inquilinos, garantindo que os front-ends e as instâncias de banco de dados de cada inquilino compartilhem uma nuvem privada virtual exclusiva ao inquilino.
Esse isolamento de VPC é preservado mesmo ao dimensionar recursos. A infraestrutura da OutSystems pode crescer para acomodar picos de demanda ou capacidade adicional sem impacto sobre outros clientes, e a OutSystems garante que os recursos adicionais farão parte da VPC do cliente.
Os aplicativos de cada cliente da OutSystems compartilham o conjunto isolado de ambientes comuns do cliente e são implementados independentemente um do outro, mesmo que compartilhem os mesmos recursos. Todo o portfólio de aplicativos compartilha a mesma infraestrutura otimizada e é dimensionado uniformemente à medida que novos recursos de computação são adicionados.