Outubro Rosa. Uma realidade que não tem sentido !!
Podemos acompanhar os esforços quase inúteis do governo em propaganda divulgando a importância do exame do câncer de mama.
Pois bem !! e agora. Onde e quando eu faço os exames? Cadê a gestão da campanha?
Como mencionamos em nosso site www.msspn.com.br a falta de sincronismo entre a comunicação (marketing) e a operação pode levar ao fracasso. Neste caso citado acima o fracasso da campanha. Já nas organizações a falta de comunicação, por exemplo entre a área comercial e a produção, pode também levar ao fracasso e obviamente ao prejuízo.
Vamos fazer uma análise do cenário.
O governo federal juntamente com os governos estaduais e municipais fazem uma campanha de conscientização do câncer de mama. Mas se a cidadã quiser fazer exames o que ela faz?
Bem lamentavelmente se não tiver plano de saúde tem de ficar na fila para agendar consulta e outra fila para exame e outra para retorno do exame e assim se passaram 18 meses. Ou seja, se a cidadã tinha suspeita de câncer esta com certeza já evoluiu. Então o governo tem de gastar milhões para curar a doença ao invés de prevenir. O governo acredita que a campanha por si só ajuda.
Pelo lado das empresas privadas o máximo que conseguimos ver em relação a campanha do câncer de mama é uma campanha dentro da empresa para que todos venham com um vestuário na cor rosa !!! O que é lamentável.
Como mencionado em nosso blog anterior vamos sugerir algumas melhorias:
Governo
1) Montar mutirão com ajuda do exército brasileiro que tem infra-estrutura logística (médicos, enfermeiros, motoristas, soldados etc). Equipar carretas para poderem realizar exames de mamografia e demais exames na hora do atendimento. Percorrer as cidades menos favorecidas com hospitais. Os médicos fazem o exame, diagnóstico e entregam os medicamentos na hora as cidadãs necessitadas. Portanto, um custo muito baixo !!! O governo não precisa contratar ninguém.
2) Montar mutirão nos hospitais federais, estaduais e municipais do tipo Corujão realizado no município de São Paulo (exames 24 horas por dia, 7 dias por semana) para exames de mamografia e correlatos. A cidadã faz o exame e se necessitar leva os medicamentos na hora.
3) A Agencia Nacional de Saúde Suplementar deveria exigir que as empresas operadoras de planos de saúde permitissem que os usuários dos planos pudessem realizar os exames de mamografia sem ter de passar por pedido médico antecipando assim o processo de diagnóstico da eventual doença. Portanto, teríamos milhares de exames prontos antes da consulta !!
Empresas privadas
Montar mutirão para permitir que as funcionárias pudessem comparecer aos médicos e realizar os exames médicos sem represália em termo de benéficos etc. Poderia fazer parte da política da empresa neste mês de outubro o incentivo aos exames ao invés do incentivo do uso de vestuário da cor rosa.
Bem se você quiser saber mais sobre gestão de resultados consulte a nossa pagina nas redes sociais.