Ouvido Absoluto ou Obsoleto?
Como entusiasta da música e músico, muitas vezes eu ouço: - "Ser músico tem que ter dom"; - "você toca de ouvido?"; - "Você tem ouvido absoluto?". Para quem não sabe, ouvido absoluto é uma habilidade de processar determinada nota, sem ter referencia. Para mim, e para muitos músicos que eu conheço, tudo é treino, ouvir, ouvir, ouvir e representar o som.
Trazendo a reflexão para o mundo corporativo, e super me incluo nessa reflexão, como temos treinado nossos ouvidos? Temos treinado para ser absoluto, de forma que, possamos absorver e representar o que escutamos, gerando insights, provocações, no sentido de questionar (ouvi e aprendi essa semana, que na faculdade nós aprendemos as leis, e na pós graduação, nós questionamos as leis, ainda análogo à música, tudo tem seu tempo) e até mesmo música (elogios) para o próximo, seja nosso par, líder, liderado, amigo, familiar, etc., ou estamos alheios e deixando a prática de ouvir, de forma obsoleta?
Para finalizar, o que você tem ouvido? Tem feito sentido? Tem feito você ir em direção aos seus sonhos/objetivos? Se sim ou se não, te convido a fazer a experiência, de pensar de forma contrária; por exemplo, se você é contra alguma coisa, faça a experiencia de ser a favor. A ideia não converter ninguém para lados opostos, é apenas um exercício para ampliar seu repertório mental, e uma forma de se por no lugar do amiguinho que pensa diferente. Como citei no inicio deste texto, "tudo é treino, ouvir, ouvir, ouvir e representar o som".
Ah, mais uma coisa, estou ouvindo Beatles agora e você?
LinkedIn Top Voice | Esp. em Carreira e Comunicação para Líderes | Mentora e Coach | Facilitadora Corporativa | Palestrante | Ajudo líderes alcançarem mais resultados a partir da comunicação assertiva
1 aRodrigo Gonçalves, adorei a reflexão e a relação com a música. Na vida corrida que somos submetidos, muitas vezes é preciso desacelerar e simplesmente ouvir: ouvir o outro e a nós mesmos. Parabéns pelo artigo!