Ouvir as pessoas no Kaizen.

Resolvi escrever sobre minha experiencia com pessoas, nos diversos kaizens que participei, desde que comecei minha Jornada Lean. O resultado é o texto abaixo:

"Todos os dias passamos diversas vezes pela fábrica e cumprimentamos as pessoas: Com aperto de mão, um bom dia, ou simplesmente um aceno.

Mas, muito pouco tempo dedicamos a ouvir as pessoas, conversar com elas, ouvir um pouco sobre seu trabalho, da sua máquina, da sua experiência, da sua família, ou até mesmo sobre como foi o seu fim de semana, etc...

Quando participamos de um kaizen e envolvemos os operadores, damos ouvidos a eles e estes se revelam: Uma grande parcela deles quer falar e mostrar: Quer explicar o seu trabalho, mostrar o que sabe fazer, ou as soluções criativas que inventou.

Durante o kaizen exercitamos a técnica de ouvir as pessoas. Tenho desenvolvido essa técnica diariamente. Estou participando de kaizens em segmentos da indústria onde nunca havia botado os pés. E, minha curiosidade me faz ficar ao lado no operador e pedir a explicação do funcionamento de cada etapa do processo. Assim, temos encontrado em cada evento de kaizen pessoas apaixonadas pelo trabalho que fazem, orgulhosas em explicar a nós, meros visitantes, como se faz cada parte do trabalho necessário para transformar matérias primas em produtos.

Essa semana, em mais um kaizen na metalúrgica, encontrei um operador que fez questão de explicar cada detalhe do seu trabalho, orgulhoso de sua habilidade e experiência na sua máquina. Me mostrou os cálculos necessários para transformar um simples desenho e algumas chapas, no produto que o cliente deseja.

Praticando o ato de ouvir as pessoas, estamos aprendendo a evitar o oitavo “Muda”, o Desperdício Intelectual. Que em poucas palavras, significa não aproveitar a capacidade intelectual das pessoas na identificação de oportunidades de melhoria, indiferente de sua função dentro da organização.

Ouvindo as pessoas, podemos aprender com elas."


Hiroaki Kokudai

Treinamento e Professor de LEAN, KAIZEN, 5 S, TWI.

6 a

Por que os eventos de "Semana Kaizen" dão certos? Por que se envolvem os operadores, evitando o desperdício intelectual como você diz! Ótimo artigo.

Paulo Roberto de Lima

Engenheiro de Segurança do Trabalho e Engenheiro Mecânico

6 a

Muito importante seu relato.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcelo Larsen

  • Lean Office

    Lean Office

    Lean office é a aplicação dos conceitos e ferramentas do Lean em processos administrativos, visando tornar mais enxutos…

  • Enxergando desperdícios em um Fluxo de Valor

    Enxergando desperdícios em um Fluxo de Valor

    No artigo abaixo vou relatar a experiencia de ter feito o MFV de um fluxo extenso: Venda, projeto e fabricação de…

  • Mapeamento de Fluxo de Valor

    Mapeamento de Fluxo de Valor

    Essa semana vou ensinar um pouco do que aprendi a alunos de Pós Graduação. Fui convidado para ensinar a metodologia do…

    2 comentários
  • Transportes nesses dias de dificuldades.

    Transportes nesses dias de dificuldades.

    O que vem a ser Milk run! Essa semana já começa com notícias da continuação da paralisação dos caminhoneiros e a…

  • Ir ao gemba!

    Ir ao gemba!

    Hoje cedo lí uma noticia no site de noticias local e não não pude deixar de fazer uma ligação do fato com o o lean:…

    4 comentários
  • Mapa de Fluxo de Valor na prática.

    Mapa de Fluxo de Valor na prática.

    Assim se faz Mapa de Fluxo de Valor: Com equipe multifuncional, informações coletadas no gemba, feito com suas próprias…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos