Paciente no Centro da Transformação Digital da Saúde
Começando pelo óbvio, a transformação digital é um tema central nas reflexões de conselheiros e gestores da área de saúde. Afinal, embora vivamos em um mundo predominantemente analógico e manual, o avanço digital e automatizado progride diariamente. Não é prudente, nem inteligente, ficarmos passivos diante dessa evolução.
Compreende-se que existe uma distinção, ainda que sutil, entre medicina e saúde. Simplificando, a medicina pode ser vista como a ciência, enquanto a saúde representa um estado de bem-estar e a gestão do negócio da medicina.
No campo da medicina, a inovação é acelerada. Há inúmeras novas tecnologias de diagnósticos, moléculas e terapias sendo pesquisadas globalmente. A medicina é altamente regulada e, ao mesmo tempo, propensa a avanços em áreas como genética, radiologia, robótica, células-tronco e nanotecnologia.
Já a saúde é um pouco mais complexa. Além da pressão regulatória, ela envolve a complexidade de lidar com o público e a realidade socioeconômica do país.
Sabemos que a transformação digital não se resume à tecnologia: ela envolve produtos, processos e pessoas. Este último aspecto é, a meu ver, o mais complexo, pois abrange cultura, expectativas, sentimentos, desejos, medos e sonhos. Pessoas são mais do que casos de saúde ou números em prontuários eletrônicos.
É essencial colocar o paciente no centro dessa transformação. O avanço tecnológico, desde a telemedicina até o uso de inteligência artificial para diagnósticos precisos, deve ser um meio para melhorar a experiência e os resultados dos pacientes.
Para que a revolução seja eficaz, precisamos entender o que os pacientes consideram um bom desfecho. Isso envolve ouvi-los ativamente e entender suas expectativas, medos e esperanças. Os pacientes devem ser parceiros ativos no processo de cuidado.
Enquanto os médicos se concentram nos aspectos técnicos e resultados clínicos e os enfermeiros na experiência do paciente e apoio durante o processo de cura, os gestores avaliam bons desfechos do ponto de vista operacional e financeiro. Mas, e o paciente? O que ele considera um bom desfecho?
Para o paciente, isso envolve não apenas a melhoria física ou a cura, mas também aspectos emocionais, psicológicos, informativos e práticos de sua jornada de saúde, como não interromper o trabalho, manter relacionamentos amorosos, sentir confiança no futuro e vivenciar momentos importantes, como o nascimento de um neto.
Recomendados pelo LinkedIn
Inclui também o entendimento sobre sua condição de saúde, prognósticos, tratamentos disponíveis, confiança nos profissionais de saúde, impacto financeiro, entre outros.
No entanto, enfrentamos um desafio crítico para incluir o paciente nessa transformação: o letramento digital. A lacuna no letramento digital pode criar barreiras significativas no acesso aos cuidados de saúde.
Essa realidade é mais complexa ao considerarmos as disparidades socioeconômicas. Portanto, enquanto avançamos com soluções digitais inovadoras, precisamos também facilitar o acesso e entendimento de todos, independentemente de seu background digital.
O caminho a seguir é claro: desenvolver soluções inclusivas e acessíveis, levando em conta o letramento digital de nossa população. A transformação digital na saúde deve ser uma jornada coletiva.
Parece paradoxal, mas a tecnologia oferece a maior oportunidade de humanizar a saúde, tornando-a mais acessível e sustentável. Se a transformação digital perpetuar a passividade e distanciamento do paciente, estaremos apenas aprimorando a desumanização da saúde.
A centralidade nos pacientes é o cerne da transformação digital na saúde. Focando neles, todo o resto acompanha e tem maior chance de sucesso.
Inovação, Transformação Digital e Uso de Novas Tecnologias - parte do CES - Curso de Formação de Conselheiros de Saúde da Board Academy Br. #boardacademy #empresas #networking #esg #compliance #inovação #digital #conselheiro #startup #conselho #strategy #business #education #venturecapital #management #linkedin #ia #machinelearning #etica
Ricardo Costa, MBA excelente leitura!!