Pague-se primeiro!
Sim é isso mesmo, pague-se primeiro!
Você já reparou qual é o caminho natural que o dinheiro percorre na sua conta durante um mês?
Vejamos:
Primeira etapa: o dinheiro novo, aquele que você recebe pela remuneração do seu trabalho entra na sua conta.
Segunda etapa: aqui começa um ciclo muito rápido de saída de dinheiro da sua conta, são as contas que você tem que pagar, por exemplo: conta de água, luz, condomínio, escola, academia, aluguel, parcelamentos de compras, faturas de cartões de crédito, mensalidades, anualidades e débitos automáticos.
Terceira etapa: Muitas vezes em menos de quinze dias o dinheiro está quase acabando e ainda faltam muitos dias para o mês acabar.
Quarta etapa: essa é a última etapa, onde você começa a economizar o dinheiro pra tentar chegar ao final do mês sem entrar no limite do no banco.
Agora sinceramente me responda, esse ciclo tem sentido?
Pois bem, se você também acha que não, eu vou te convidar há nesse ano realizar uma pequena mudança nesse ciclo que vai te ajudar muito a começar a construir a sua liberdade financeira: Pague-se primeiro!
É muito simples, você vai começar fazendo a sua conta de padaria (veja o que é isso nesse outro post Quatro passos de ouro da organizacao financeira).
A conta de padaria tem apenas três resultados possíveis, são eles: positivo, zero e negativo.
Se o seu saldo foi zero ou negativo, você deve voltar à conta de padaria e ver onde pode cortar alguma despesa para que esse saldo chegue a ser positivo.
Sendo positivo significa que esse é o dinheiro que deveria sobrar todos os meses na sua conta, após pagar as suas necessidades básicas. Esse valor é o seu potencial de economia mensal, seu potencial de poupança.
O grande truque aqui é criar uma nova segunda etapa, totalmente simultânea a primeira.
Assim você irá agendar já no próximo mês, para o mesmo dia do seu pagamento, o envio automático desse dinheiro que sobrou para alguma aplicação. Pode ser do seu próprio banco, ou você pode pedir para a sua corretora de valores para agendar um boleto nesse dia ou ainda você mesmo se programar para comprar ações ou comprar tesouro direto, vale até mesmo fazer um depósito automático na poupança principalmente se o valor foi baixo, o importante é criar e manter o hábito de poupar.
Se esse dinheiro for aplicado na poupança, você pode acumular ele lá por alguns meses até ele poder ser transferido para outra aplicação que tenha uma rentabilidade maior, pois com a inflação alta a poupança fica em desvantagem.
Não importa aqui, se você sabe investir ou não, isso será assunto para posts futuros. O importante nesse post de hoje é você entender que você é a pessoa mais importante da sua vida e esse dinheiro é fruto do seu trabalho, da sua dedicação, então por isso você merece se pagar primeiro.
Crie o hábito de se presentear com esse depósito mensal, considere que está plantando a semente de uma bela árvore que vai lhe fornecer muita sombra e doces frutos no futuro, mas para isso você deverá regá-la mensalmente.
Valorize o seu trabalho, valorize o seu esforço e valorize–se também, portanto pague-se primeiro!
Se você não acreditar que merece, sua vida vai ficar como está e você continuará na corrida do rato. Liberte-se, valorize-se!
Esse é o terceiro post da série “5 Coisas que você deveria saber sobre dinheiro”.
Os demais posts dessa série estão em www.desenvolvimentes.com.br
Ana Munhoz
Psicóloga Clínica e Organizacional | Professora | Consultora e treinadora de Recursos Humanos
8 aOlha só, é tão simples. Basta ter organização.