Em minha opinião, toda pessoa que busca conhecimentos sobre educação financeira, deveria ler o livro “Pai rico, Pai pobre”, de Robert Kiyosaki. Esta obra aborda aspectos importantíssimos, como: lidar com o dinheiro e a construção de riqueza, tudo isto tratado de forma bem simples e objetiva.
Ao longo da leitura deste “Best Seller”, você terá a possibilidade de aprender algumas lições, muito relevantes, para o seu desenvolvimento na área financeira, são elas:
- A diferença entre ativos e passivos - Ativos adicionam dinheiro no seu bolso, como: investimentos, imóveis, negócios, etc. Passivos subtraem dinheiro do seu bolso, como: dívidas, contas, impostos, etc. Por isso, é fundamental que ao longo de sua jornada, você aumente o número de ativos e diminua o número de passivos.
- O dinheiro deve trabalhar para você e não o contrário – É importante que você crie fontes de renda para minimizar a sua dependência de um salário. Lembre-se que é fundamental criar fontes de renda que não exijam a sua presença física e, tampouco, o seu esforço constante. Exemplos: dividendos de investimentos, aluguéis de imóveis, etc.
- Pensar como empreendedor e não como empregado – Enquanto empregado, você troca seu tempo por um salário, renunciando a sua liberdade. Um empreendedor busca oportunidades, desenvolve produtos/processos que supram estas necessidades, com alto valor agregado.
- Encontrar seu caminho, independente da manada – Para seu progresso é fundamental que você crie sua história. O padrão habitual de estudar, conseguir um bom emprego, comprar uma boa casa, comprar um bom carro e aposentar-se, pode parecer a vista da grande maioria das pessoas, como algo confortável e seguro. Você deve escolher seu trajeto em harmonia com seus sonhos e ideais.
- Não fazer parte do ciclo vicioso, conhecido como a “corrida dos ratos” – Onde as pessoas para ganhar mais, trabalham mais. Em contrapartida gastam mais com “coisas” desnecessárias, com o objetivo de agradar outras pessoas, em busca de uma aceitação desnecessária. Contudo, este ciclo vicioso gera muito estresse e insatisfação. As pessoas neste estágio não têm controle do seu estilo de vida, vivem em busca de um estilo determinado por outros. A consequência disto é que não conseguem ter o controle de sua vida financeira.
- Aprimoramento contínuo – Você precisa manter-se constantemente atualizado. A busca por mais conhecimento e a diversificação de conhecimento é imprescindível para o seu crescimento pessoal e profissional. Este aprimoramento pode ser atingido por meio da leitura de livros, participação em cursos, palestras, eventos e wokshops, etc.
- Buscar mentorias – Mentores, podem ser pessoas que estão no patamar desejado por você e poderão orientá-lo. O aprendizado/orientação pode-se ser obtido pelo compartilhamento de experiências, conselhos e exemplos. Costuma-se dizer que: “O mentor poderá mostrar o “caminho das pedras””. Pode-se, desta forma, evitar alguns contratempos/tropeços, pela falta de experiência/conhecimento.
- Desenvolver uma rede de apoio – Estar próximo de pessoas que valorizem o seu desenvolvimento e compartilhem lições de como lidar com o dinheiro. Pessoas com mentalidade rica, não trabalham por dinheiro. Entendo que é muito importante valorizar as pequenas conquistas. Afinal de contas: “A independência financeira não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona.”
Preparador Técnico de Injeção / Técnico em Plásticos
1 aÓtimo texto professor 👏
Ferramenteiro A| Salopet Industria E Comercio Eireli
1 a👏