Palavras e a percepção do individuo

Palavras e a percepção do individuo

Ao dizer suas primeiras palavras, os bebês promovem um salto significativo na comunicação com o mundo e alivio para aqueles que antes necessitavam decifrar suas intenções.

E assim podemos classificar a importância da palavra em toda nossa trajetória, onde muitas vezes mudamos nosso destino por uma palavra lançada. Toda uma vida pode ser alterada por um equivoco ou pela sorte da palavra certa no momento certo.

A palavra fere da mesma forma que cura, causa tristeza ou alegria, da mesma forma que o silêncio poderia atuar. Então como saber o que dizer, ou se devemos nos calar?

Temos os ingredientes da percepção humana, ou seja a interpretação, a qual dependerá do ouvinte, recheado de suas próprias percepções. Tais percepções podem alterar completamente o significado de uma palavra. Pois como diz a práxis social, um individuo pode interpretar uma mesma coisa com diversos significados apenas pelo meio social que esta inserido.

Pois bem, isto no mostra o quão complexa é nossa comunicação, e quão complexo pode ser um processo de gestão uma vez que temos diferentes indivíduos com diferentes ideologias e valores tendo que realizar ou seguir as diretrizes, isto causa insatisfações ou mesmo insubordinações, as quais deveriam ser melhor entendidas aos invés de julgadas e condenadas unilateralmente.

Estamos vivendo transformações de conduta e ideologia com novos profissionais e empresas, os quais não podemos julgar, teremos que nos adaptar e vivenciar, ajustando a cada dia, de forma que os resultados se mostrem positivos.

Isto nos remete ao sistema de demissões e contratações, onde temos o profissional sendo avaliado por atitudes ou atividades isoladas, mas não temos a avaliação na mesma proporção do avaliador. Será que este avaliador não pode estar errado ou contaminado pelos seus valores?

Pois bem, acredito que nunca saberemos avaliar com certeza, por isto proponho que o tempo seja um mediador, e não o momento seja o decisor.

Ensinamentos de como candidatos ou avaliadores devem se comportar podem ocasionar um erro enorme, pois características furtadas em um processo de avaliação poderá comprometer todo o trabalho de ambas as partes e gerar ônus para empresa.

Em toda minha experiência profissional, pude constatar que títulos e qualificações não são sinônimos de eficiência ou comprometimento com resultados. Devemos aprender a atribuir pessoas corretas para atividades desejadas.

Palavras devem ser seguidas de atitudes, atitudes não podem ser tomadas baseadas apenas em palavras.

Boas Reflexões!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Adilson Balista

  • Não esta em minhas mãos!

    Não esta em minhas mãos!

    Será que sabemos identificar os impactos gerados por nossas decisões? Temos controle sobre nossas decisões? Posso…

    1 comentário
  • Quando simplesmente nada funciona...

    Quando simplesmente nada funciona...

    Difícil controlar os sentimentos quando nossa vasta experiência e competência não garante nossa necessidade básica ao…

  • O Jogo

    O Jogo

    Ao realizar um balanço na minha trajetória profissional, percebi quantas escolhas tidas como certas nos enganam…

    4 comentários
  • Julgamento Profissional

    Julgamento Profissional

    "Em toda minha experiência profissional, pude constatar que títulos e qualificações não são sinônimos de eficiência ou…

  • Pesos e Medidas adequados são fundamentais

    Pesos e Medidas adequados são fundamentais

    Qualquer função desempenhada passa por alguns períodos de estresse e sobrecarga, mas nada suga tanto a energia — física…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos