Palavras vazias não geram resultados

Palavras vazias não geram resultados

Lugar-comum as organizações terem Princípios e Valores que ficam apenas no papel. Líderes e gestores que são adeptos do mantra: “façam o que eu falo, não aquilo que eu faço”.

A liderança efetiva se concretiza mais por exemplo do que pelo discurso. O líder tem que viver aquilo que ele prega se deseja ter crédito junto aos seus liderados.

Existe uma enorme diferença de desempenho entre uma equipe coordenada por um líder que gerencia por autoridade, de uma gerenciada por poder.

Gerenciar através do poder é forçar ou coagir a sua equipe a fazer sua vontade, devido a sua posição hierárquica. Gerenciar com autoridade é ter a habilidade de conduzir, convencer (através de sua influência pessoal) as pessoas a fazerem de vontade própria o que deve ser feito.

Equipes gerenciadas através da autoridade tendem a ter resultados melhores e mais sustentáveis no decurso do tempo, pois o conhecimento da equipe se constrói através do somatório dos conhecimentos individuais, e não apenas do conhecimento imposto pela liderança.

A liderança que deseja que seu time tenha um desempenho superior, que seja um time autogerenciado deve em primeiro lugar a alinhar suas ações do dia-a-dia com os Princípios e Valores que apregoa, em seguida, deve investir em municiar a sua equipe com habilidades e técnicas que facilitarão as atividades rotineiras, assim como ter um Planejamento Estratégico que apresente a estrada a ser seguida pela organização, com marcos de acompanhamento de execução da estratégia escolhida muito bem definidos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos