Palestrante, você sabe se comunicar corretamente?
Essa pergunta parece antagônica, mas não é! Há muitos palestrantes que colocam a forma de se comunicar como o último item a se pensar, quando começa a fazer palestras. O primeiro passo é pensar em passar um bom conteúdo e não a forma de comunicá-lo.
Mas o que adianta um bom conteúdo passado de forma errônea?
Se comunicar é um conjunto de ações que envia uma mensagem e recebe outra de volta. E por isso a forma de passar essa informação é importante. Segundo uma pesquisa do psicólogo Albert Mehrabian (professor emérito da UCLA), a percepção do conteúdo com o uso da linguagem corporal é de 55% e como tom de voz é de 38%, isso quer dizer que, se o seu conteúdo é bom, mas não possui uma boa linguagem corporal e um tom de voz ideal que alcance o seu público, o seu conteúdo não será absorvido por ele, pois as palavras aparecem somente com 7%, no terceiro lugar de percepção da comunicação.
Sua comunicação corporal comunica o seu conteúdo? As palavras e o tom de voz condizem com a sua mensagem?
Antes de qualquer coisa, faça essa análise: O que eu digo está sendo ilustrado pelas minhas ações, pela minha voz? Tem algo contraditório entre o que eu digo e o que eu mostro com o corpo e a minha voz?
Como disse acima, a comunicação é um conjunto de ações, que juntas levam uma mensagem capaz de ser absorvida por quem ouve, de mudar conceitos, de levar uma nova perspectiva. É por isso, que nossa linguagem verbal não pode contradizer com o que demonstramos em gestos.
Então, como ter uma comunicação correta?
É justamente essa: sua fala e seu comportamento devem ser coerente, pois minha comunicação não verbal por expressar sentimentos e contradizer o meu próprio discurso. Por isso, seja natural, para que haja sinergia entre o que pensa, o que fala e como age. Fale com boa intensidade, para cada ambiente é preciso um tom diferente de voz.
Além disso, é preciso entoar de forma correta sua emoção e razão para passar sua mensagem. Para isso, pronuncie bem as palavras, os “r” e “s” do final das frases e utilize um amplo vocabulário, para isso, leia de tudo, até mesmo o que não está ligado diretamente com o seu assunto, converse com as pessoas, treine sua oralidade e escreva muito para registrar e memorizar novas palavras, além de ajudar a fixar as informações em nossa memória.
Essas e outras dicas de como ser um palestrante, você encontra no meu e-book, que você pode ler por esse link: https://bit.ly/2BYKHlQ
Se quiser, pode me seguir na redes sociais, onde eu sempre posto mais dicas e informações de como ser um palestrante profissional.
• Facebook • Instagram • Youtube
Boa leitura e boa palestra!