Panorama Diário〡26/12/2024
Resumo do Dia Anterior
Como foi o Natal de vocês? Bom? Espero que sim! Pois o de Wall Street sem dúvidas foi. O Papai Noel aproveitou que ainda teve pregão nos EUA no dia 24 (terça-feira) e distribuiu seus presentes na forma que todo investidor gosta: performance. O Índice S&P 500 subiu 1,1%, voltando para cima dos 6.000 pontos, o Nasdaq Composite 1,35%, o Dow Jones 0,91% e o Russell 2000 1%. Este é o fenômeno chamado de Santa Claus Rally, ou seja, a piadinha acima, de certa forma, é verdadeira. Historicamente, observou-se, lá em 1972, que mercados mundiais costumam subir consistentemente durante os 5 últimos pregões de dezembro, sempre se iniciando, pois, próximo da véspera de Natal. Neste ano, o começo, pelo menos, não foi diferente, afinal, quem não gostaria de garantir o bônus aos 45 do segundo tempo, não? Do lado micro, uma série de empresas de tecnologia relacionadas à produção de chips tiveram ganhos com o anúncio de uma investigação, por parte do governo de Joe Biden, de fabricantes chinesas do produto. Contando com o pregão de hoje, ainda há mais 3 antes do fim de 2024 - que ano em.
No Brasil, os mercados estiveram fechados na véspera de Natal, portanto, vamos comentar sobre a segunda-feira, 23/12. Foi mais um daqueles dias, que se tornaram muito recorrentes no Condado, vulgo a Faria Lima. Após alívio da sexta-feira, as coisas voltaram ao "nosso" normal e o dólar avançou 1,75%, retornando aos R$6,19. Real apresentou a pior performance diária dentre divisas emergentes. Juros futuros voltaram a abrir, curva novamente se aproxima da precificação de alta de 1,5p.p. à Taxa Selic em janeiro, e a terminal retorna mais para perto dos 16,5%. Relatório Focus novamente apresenta desancoragem inflacionária e, possivelmente o mais preocupante por tender a acender uma luz vermelha no governo, se for persistente, a perspectiva de crescimento do PIB caiu para baixo dos 2% para 2026, basicamente com o mercado seguindo a narrativa de que uma hora a conta chega. Ademais, Flávio Dino, do STF, suspende novamente parte do pagamento de emendas parlamentares, agora seguindo pedido do PSOL, que apontou irregularidades na destinação dos recursos, alimentando percepção de turbulências entre os 3 poderes. O ministro determinou que a PF abra um inquérito para apurar a liberação do valor.
Performances (Fechamento de 24/12)
Dados Macroeconômicos | Atualizações em Destaque
Brasil | Estados Unidos
Estrutura a Termo das Taxas de Juros | Brasil
Curva Prefixada (Futuros de DI)
Títulos do Tesouro | Estados Unidos
Últimas Informações de Mercado
Estados Unidos
Vendas de Casas Novas (Nov)
664K; esp. 666K; últ. 627K
---
Confiança do Consumidor FED Conference Board (Dez)
104,7; esp. 112,9; últ. 112,8
---
Pedidos de Bens Duráveis (Nov)
MoM: -1,1%; esp. -0,3%; últ. 0,8%
Turquia
Decisão de Juros
-250bps; esp. -150bps; últ. 0bps
Taxa: 47,50%; esp. 48,50%; últ. 50,00%
Canadá
PIB (Out)
MoM: 0,3%; esp. 0,1%; últ. 0,2%
Em Destaque (16/12)
Brasil: Presidente Lula passa por dois procedimentos cirúrgicos (trepanação de um hematoma na cabeça e cateterismo por via femoral), ambos na semana passada, por conta de seu acidente doméstico alguns meses atrás. Lula está bem, recebeu alta no último fim de semana (15/12) e retornará para Brasília pelo final desta semana.
Calendário Econômico da Semana
Por: Leonardo Castilho Neves , Analista de Investimentos