A parábola da lagartixa e o dragão

A parábola da lagartixa e o dragão

Encontrei uma lagartixa em casa há aproximadamente um mês. Pelo jeito ela ficará comigo por um bom tempo e já estamos nos dando bem. Esta convivência me lembrou o tempo de infância e me inspirou a escrever este artigo. Quando criança eu tinha medo de lagartixas, as quais eu chamava de “tixas”. Eu não cruzava uma porta se na parede tivesse uma lagartixa à espreita, pois acreditava que ela me vigiava o tempo todo à espera do melhor momento de me dar um bote. Quem nunca ouviu que lagartixas mordem e que chupam o nosso sangue a noite?! Na minha imaginação infantil lagartixas eram monstros muito próximas dos que os dragões representam nos filmes de ficção. 

Mas esta proximidade também é reconhecida pela ciência. Lagartixa: reino, animalia; filo, chordata; classe, reptilia; ordem, squamata e suborderm, sauria - exatamente a classificação dos dragões (ref. Dragão de Komodo).   

Apesar desta semelhança científica, lagartixas e dragões são diferentes e devem ser enfrentadas como tal. 

À espera do bote, o que chegou primeiro foi a experiência. Minha mãe, que deveria não aguentar mais ter que passar comigo toda vez pela porta por causa de uma lagartixa, me explicou que as lagartixas são excelentes insetívoros, ou seja, eu não precisaria mais me preocupar com elas. Tínhamos, na verdade uma parceira contra insetos indesejáveis como pernilongos e baratas; estes últimos menores, já bem conhecidos, problemáticos e que sim, devemos evitar. 

Ao perder o medo de lagartixas, percebi que ainda tinha medo dos dragões.

Os dragões sim são perigosos e possuem poderes sobrenaturais capazes de fazer algum mal. Mas enquanto vestia as lagartixas de dragões, não tinha tempo para entendê-los e travar as verdadeiras batalhas. Lidar com dragões é diferente, eles são astutos e muito fortes. É necessária muita dedicação para entender seu comportamento, onde moram e o que comem antes de qualquer movimento. Tentativas são necessárias e muitas vezes não são bem sucedidas. Este processo que passa por entendimento, estratégia, planejamento, ação e defesa são ciclos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Como Siegfried, um herói lendário da mitologia nórdica e também um Cavaleiro Deus da Saga de Asgard de Os Cavaleiros do Zodíaco, que ganhou a invulnerabilidade ao derrotar um dragão, também nos fortalecemos ao derrotar dragões a cada tentativa.

Pode ser um esforço desperdiçado se preparar para uma batalha com um dragão e travá-la com uma lagartixa. Eliminar lagartixas pode deixar que insetos indesejados comecem a incomodar.

Os dragões, apesar de seu tamanho, são difíceis de encontrar; já as lagartixas você encontra em todo lugar. 

Com esta rima, que veio totalmente ao acaso, podemos refletir que para encontrar dragões é necessário persegui-los; se pular na sua frente ou aparecer de forma repentina, devemos desconfiar: pode ser uma lagartixa e ela pode estar ali para te ajudar.

Voltando para a lagartixa que encontrei em casa há aproximadamente um mês, deixei ela ficar e estabelecemos uma parceria que deve durar por algum tempo. Quem vê de fora estranha e realmente parece ser uma convivência não muito convencional, mas você sabe para que servem as lagartixas?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos