PARA 2018 SER MELHOR...

PARA 2018 SER MELHOR...

NOVO RECORDE: Aprender a andar de bicicleta em 7 minutos e 30 segundos. Pelo menos em casa foi um recorde, batido pela Carolina. A façanha pode nos dar importantes lições para 2018.

1ª Reconhecer qual é o verdadeiro desafio: A Carolina sempre teve boa coordenação, fez aula de dança, vai bem nas coreografias da escola, ou seja, não havia nenhum desafio físico, motor ou de coordenação para que ela aprendesse a andar de bicicleta. Os seus desafios eram apenas emocionais: medo de não conseguir e se decepcionar , medo de cair, medo de se machucar, falta de confiança, vergonha, etc. Eram esses os desafios que eu deveria ajudá-la a superar, não tinham nada haver com equilíbrio e pedaladas.

2ª Confiar no líder: O líder deve inspirar confiança, e a maneira mais direta de fazer isso é sempre ser sincero: Pai você acha que eu vou cair? Claro que vai, eu não conheci ninguém que tivesse aprendido a andar de bicicleta e não tivesse caído! Diga sempre a verdade assim se estabelece uma cumplicidade, assim quando a pergunta é: Pai você acha que eu vou conseguir? E você responde: É claro que vai conseguir! Isso passa a ser uma verdade inquestionável pra ela.

3ª Faça parecer fácil: Para que se consiga fazer isso é necessário conhecer bem o assunto, saber exatamente o que se deve fazer. Você já ouviu alguém que não conhece o assunto tentando explicar algo? O que eu tenho que fazer? Duas coisas: manter o guidão alinhado e pedalar, lembrando que quanto mais velocidade mais estabilidade e equilíbrio. Moleza. Se a confiança está estabelecida e você tem certeza que a pessoa fará exatamente o que pedir então é melhor você saber o que pedir.

4ª Ensinar é aprender de novo: Saindo pelo portão do parque eu disse: Viu, a uma hora atrás (depois dos 7 minutos e 30 segundos ela ficou dando volta no campo por quase uma hora), andar de bicicleta era uma preocupação, um motivo de medo e apreensão que agora se tornou um motivo de orgulho, afinal você venceu o desafio! E a Carolina de 9 anos disse: Sim to feliz, mas se não tivesse conseguido, se tivesse perdido, também teria sido importante! (Note o ponto de exclamação, porque ela não perguntou ela afirmou). Sim, claro! Via de regra, nós aprendemos mais quando perdemos, quando somos derrotados, que quando ganhamos! Mas isso não é motivo para não comemorarmos nossas vitórias. Eu disse.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos