Para controlar existem processos e sistemas. Para liderar só existem pessoas.
Precisamos primeiro diferenciar o que é gerenciar e o que é liderar. Se querer liderar coisas deve parecer bastante estranho, devia ser igualmente alguém querer gerenciar pessoas.
- Como fica então, a gestão das pessoas? - dirão aqueles, a favor da tão antiquada quanto ineficaz prática.
A esses respondo, mas gerir o quê nas pessoas?
Hora de entrada e saída? Idas ao toalete? Minutos dedicados a consultas pessoais na internet? Frequência de idas à máquina de café? Ou talvez os minutos de atraso no retorno do almoço? E vixe, e como fazer isto tudo em tempos de home office?
- Não! - dirão eles - controle de resultados!
Sério?
Mas os resultados a gente já não controla no Excel - mesmo quando há décadas vivemos no reinado dos grandes e custosos sistemas de gestão integrada?!
Ou seja, já não temos catracas e pontos eletrônicos e planilhas suficientes para controlar o controlável?
Pois então deixemos que as coisas controlem as coisas.
Mas se for assim, pensarão eles, oh... céus... o que farei então com todo o tempo que terei disponível?
Recomendados pelo LinkedIn
Que tal, exercer influência real e positiva nas pessoas do seu time?
Que tal, estar verdadeiramente com elas, mesmo que remotamente. Estar com cada uma, uma a uma, dando-lhes tempo e atenção real. Ao lado delas. Não acima delas.
Que tal perguntar o que pode fazer para tornar o trabalho delas melhor – ou pelo menos um pouco menos difícil.
Quem sabe, pensar em como promover iniciativas que as ajude a realizar melhor e mais facilmente as suas tarefas. Inclusive eliminando as inúteis. Aquelas for English ones see only.
Pessoas, adultos, pais de família, cidadãos, profissionais no melhor sentido da palavra, não precisam ser gerenciados. Podem e devem ser autogeridos. Saberem quando devem chegar e sair e o que fazer entre um momento e o outro.
Elas não precisam de um gerente eles precisam de um líder. Alguém que as inspire, fazendo-as considerar que podem ser e serão melhores pessoas e melhores profissionais enquanto fizerem parte de uma equipe. Da sua equipe.
Como gestor, executivo, empresário, deixe que as coisas controlem as coisas, pessoas não precisam ser controladas, pessoas precisam ser lideradas. E para liderar pessoas elas precisam de uma pessoa, e essa pessoa é você.
Gostou? Curta, compartilhe, assine.
Sou Eduardo Cupaiolo, penso e repenso as organizações e ajudo executivos a pensar e repensar e alcançar mais e melhores resultados. Para todos. Se quiser conversar sobre seus desafios, fale comigo (cupaiolo@peopleside.com.br).
Chief Culture Office | CHRO | Executive Search | BDM | B2B & B2C | Mentoring | Education Services | Consulting Services
4 mMario Solari quanto tempo, que bom te ver por aqui.