Para o que você ativa sua retina?
Estudos mostram que existe uma pequena parte de nosso cérebro que filtra as informações que serão processadas por nós. É o chamado Sistema de Ativação Reticular (SAR). Esse sistema nos auxilia a alcançar nossas metas, ter foco nos resultados, e concentração para caminhar rumo aos seus sonhos e objetivos pessoais ou profissionais.
O SAR pode ser compreendido como um tipo de porteiro cerebral. Um sistema que autoriza ou bloqueia as informações. A chave de acesso para essas informações é o hábito ou o interesse. Também podemos compreendê-lo como um filtro que conecta o consciente e o subconsciente.
As informações enquadradas dentro do hábito, são aquelas que já estamos acostumados a receber. Padrões de significados que harmonizam com nossos mapas mentais, tornando-se familiares e seguros. O interesse influencia a percepção de sentidos que te levarão a alcançar uma determinada meta, realizar um sonho, ou conquistar uma vitória.
Esses mesmos estudos mostram que o SAR pode ser estimulado de forma estratégica, para que você potencialize seus resultados, economizando energia e ganhando tempo. O Sistema de Ativação Reticular pode ser ativado intencionalmente, através da escolha de mensagens que você envia para seu subconsciente.
O ser humano é capaz de alcançar qualquer objetivo, se pensar nele de forma persistente, afastando todos os pensamentos negativos com relação à ele, já dizia Napoleon Hill. Se pensarmos que NÃO somos capazes de atingir determinado objetivo, nosso cérebro passará a trabalhar para boicotar nossos esforços. Logo, se você pensa que é possível...é possível. Se pensa que é impossível...isso se torna uma realidade.
A realidade é construída a todo momento e influenciada pelo que ativa nossa retina. Você já parou para pensar como está ativando a sua?
Enquanto escrevo este artigo, me lembro, que em diversas oportunidades, deixei de realizar meu propósito, por olhar para pessoas e situações que neutralizavam meu olhar, tiravam meu foco, e retardavam meu desenvolvimento. Será que isso acontece com você também?
Quero te dizer que existe uma saída. O nosso SAR não é capaz de fazer diferença entre os eventos reais e a realidade sintética (produzida). Ele acredita em todas as mensagens que você envia para ele, e passa a trabalhar a partir dessas informações. Um bom exemplo disso é se imaginar em um local agradável, bonito e silencioso. Um local que você gosta de estar, refletir e ouvir seus pensamentos. Seu SAR vai responder a esse estímulo, mesmo que essa não seja a realidade do momento.
O que você vê, como vê, porque vê e para que vê são os pontos que ativam e desativam sua retina. Interessante, não é? Consegue compreender o poder que tem em suas mãos?
Um poder de criar uma realidade mais leve, mais acessível e promissora para realizar seus sonhos. Tudo depende do que está ativando sua retina. A criação consciente de uma imagem, altamente detalhada e específica, vai fazer com que o cérebro movimente todos os seus recursos internos para realizá-la. Esse processo toma forma através dos filtros de mensagens, ativados no nosso subconsciente. Todas que estão desalinhadas ao objetivo são descartadas, mantendo-se somente as que potencializam a conquista. Que mágica!
Bingo!!!
Podemos programar e reprogramar as informações que ativam nossa retina, olhando para o mundo e para nossas vidas, usando um óculos muito mais poderoso e potente. Aquele que nos encaminha para nossa realização e plenitude, abandonando crenças antigas e limitantes. Para isso, temos que escolher agora para qual paisagem olhar, o que iremos sentir e que sons queremos ouvir.