Para que você precisa de férias?

Para que você precisa de férias?

A rotina corporativa estendida é bastante comum para inúmeras pessoas que buscam sobreviver, aumentar o capital, atingir objetivos pessoais e realizar sonhos.

O anseio pelo descanso e pela paz estão diretamente relacionados ao ambiente tóxico no qual estamos inseridos. Nos obrigamos a ser resilientes, perseverantes e a injetar o DNA da empresa em nossas veias, ou seja, nos dedicamos mais para a vida corporativa do que para a vida pessoal. E quem pensar diferente e não desejar fazer parte deste turbilhão de prioridades, correrá o risco de sair do mercado.

Ao pensar em férias relacionamos a liberdade para fazer o que desejar, descansar e se renovar, longe do caos corporativo, das ligações sem fim e das responsabilidades que excedem o horário de trabalho. As férias na verdade são uma autorização formal de descanso com duração de uma a duas semanas. Raros são os casos de um mês cheio. Inclusive, dependendo da empresa ou área, há riscos e receios em ficar um mês inteiro longe do trabalho devido à competitividade.

As férias são uma tentativa de restaurar a sanidade mental, diminuir o estresse acumulado e sentir a falsa sensação de descanso. Muitas pessoas vivem as férias como se não houvesse amanhã, exaltando cada foto tirada da viagem, mostrando que está feliz e que a vida é linda e bela... até chegar a hora de voltar ao trabalho. Logo vem o desânimo e a tristeza para lembra-las que a ilusão acabou e que está na hora de voltar para a realidade.

O retorno ao ambiente corporativo é marcado por sorrisos e a sensação de poder conquistar o mundo. Após algumas horas de problemas e assuntos para serem resolvidos, a máscara da felicidade cai e a rotina volta ao normal. Acaba a alegria, o descanso e começam as recordações das férias e o desejo de sair novamente para descansar.

Existe uma maneira de equilibrar a vida pessoal e profissional, ter uma rotina mais leve e saudável, sem a necessidade de aproveitar a vida somente nas férias. Não basta mais amar o que faz, mas saber quando e como desacelerar sem interferir nos resultados, permitindo priorizar e aproveitar a vida pessoal. E isto não significa que haverá queda no desempenho. Profissionais felizes e motivados geram mais valor para as empresas. O desafio é alcançar o equilíbrio pois envolve mudanças de paradigmas, reconstrução de valores e até mesmo mudança de objetivos profissionais e pessoais (sair da caixa).

Você tem uma vida pessoa feliz ou é apenas feliz quando está de férias?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos