Para refletir...

Vivemos um momento de grandes transformações. As pressões econômicas, sociais e politicas estão reformulando a vida das organizações no planeta. O movimento produzido pelo efeito destas três pressões leva tudo consigo, desde uma nação rica e industrializada  até um simples camponês. A globalização e o consequente aumento da concorrência empresa com empresa e país com país, a privatização , a terceirização, a busca pela qualidade de informação são os componentes desse turbilhão que está mudando irreversivelmente a maneira de trabalhar e viver.

É preciso trabalhar de maneira mais profunda nos alicerces da nossa visão de mundo. Valores como a sensatez, a visão, a sensibilidade, a cooperação, a efetividade, o respeito e a auto administração necessários para a excelência precisam ser trabalhados de dentro para fora no individuo. É preciso entender como os fenômenos e tendências do mundo organizacional desencadeiam mudanças que levam à estabilidade e a pressões nos indivíduos.

As mudanças devem ser completas, portanto devem atingir o sistema de crenças e valores do indivíduo. Nesse nível, fazer as coisas bem feitas ou corretamente da primeira vez não significa mais estar de acordo apenas com um programa ou norma, mas estar de acordo com uma filosofia de vida e de trabalho.

A qualidade nesse nível deixa de ser algo racional, para fazer parte da rotina das pessoas, compartilhando com seus sentimentos. Observa-se, por exemplo, que o próprio trabalho de inspeção e controle da qualidade torna-se menor, reduzindo também os custos.

Essas mudanças levam tempo para serem alcançadas. Aos poucos os funcionários começam a sentir maior entusiasmo em trabalhar na empresa, vez que começam a sentir maior prazer em executar suas tarefas. O ambiente de trabalho se modifica, havendo uma resolução total de conflitos internos (entre funcionários) e dos conflitos externos (funcionários/clientes).

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Koji Sakamoto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos