Para refletirmos: a crise e a necessidade de reinventar-se.
Como gestora de Recursos Humanos, tenho observado inúmeros profissionais dos mais variados segmentos reinventando-se frente as mudanças impostas pelos grandes Lay-offs que sucessivamente vêm assolando as empresas e o mercado de trabalho.
Entendendo que nosso insumo de trabalho são PESSOAS, urge igualmente a necessidade de os profissionais de Recursos Humanos reinventarem-se, buscando novas metodologias, conhecimentos e técnicas para uma prática de excelência e aderente a realidade atual.
Importante compreendermos os impactos positivos (a aceitação de mudanças) e as sequelas (déficit educacional frente ao avanço tecnológico...entre outros aspectos...) que o atual cenário sócio, político e econômico nos oferece.
Fica claro que a competência de ordem é a adaptabilidade, cuja principal habilidade é a aceitação do novo, a abertura para os novos conhecimentos, novas formas de fazer e criar coisas comuns e, sobretudo, atitudes que libertam e facilitam o "pensar" fora da caixa, do padrão e do estabelecido que não mais aderem ao momento atual.
E nós, Profissionais de Recursos Humanos, o que temos feito para reinventarmos nossas competências e práticas?
Fica o convite à reflexão!
Abraços,
Gisele
Executiva de RH - Especialista em Recursos Humanos | Gestão de pessoas
8 aMuito oportuno o seu comentário Itamar. Contudo, acredito que as oportunidades devam ser conquistadas. Muito obrigada pela interação! Este é o meu intuito: suscitar reflexões!
Engenheiro / Consultor Técnico Comercial / Industria / Manufatura / Educação / Automotivo
8 aMas há um porém muito importante em tudo isso!! A oportunidade para nos reinventarmos e conhecer novos horizontes. Estamos dispostos, mas será que essas oportunidades serão dadas??