Parabéns Mulheres!
Muito tem se falado sobre a participação das mulheres em cargos de liderança. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo International Business Report da Grant Thornton (Women in business), aponta que as mulheres no Brasil ocupam 34% dos cargos de liderança sênior. Ainda seguindo a pesquisa, foram preciso 15 anos para que a participação feminina em algum cargo de liderança aumentasse 10 p.p., passando de 19% para 29%, indice este alcançado em 2019 e que não mostrou evolução em 2020 (fonte: encurtador.com.br/lDPY0 . Acesso em 08/03/21).
Números não faltam para nos fazer concluir que avançamos sim neste ponto, porém que ainda tem muito para se conquistar. Isso sem entrar na questão de diferença salarial, outro ponto em que podemos mergulhar em um mar de números que mostram muita luta pela frente. Uma pesquisa realizada pela Catho em 2020 indica que em média as mulheres e cargo de liderança tem salarios 23% menores do que homens (fonte: encurtador.com.br/JTVX6 . Acesso em 08/03/21).
Em contraponto a estes fatos, outras constatações são feitas com relação à mulheres em cargos de liderança. Habilidades femininas são muito bem utilizadas na liderança (sim, é preciso levar isso em consideração). A liderança feminina carrega consigo habilidades natas como uma maior facilidade na condução dos relacionamentos interpessoais, capacidade maior de negociacao e inclusão social. Tudo isso se dá ao olhar empático que mulheres tendem a ter com suas equipes. Claro que para toda regra existem exceções, mas não podemos negar que estas características são mais presentes nas lideres do que nos líderes. Pense na sua carreira, pense nos exemplos de liderança que você já teve contato, sendo seu gestor (a) ou não. Faz sentido pra voce?
Com tudo isso exposto, fica o grande questionamento. Porque ainda é tão difícil ver mulheres assumindo cargos de alta gestão?
A resposta é muito diversificada e particular de cada caso, mas um ponto que é praticamente senso comum é que as mulheres ganham espaço no mercado de trabalho, porém não dividem as suas responsabilidades domésticas, sendo assim um acúmulo de função. Isso sem falar de quando a materninada acontece.
Mas isso é assunto para um outro post. Hoje fica meu reconhecimento a estas vencedoras que lutam diariamente pelo que acreditam. Vocês são extremamente importantes!
Cientista de Dados na Nuclea
3 aMuito bom, Karol!!!
Senior Product Manager @ClearSale | Product Strategy | Innovation | Generative AI
3 aÓtima reflexão para esse dia!