Paradigma do Trabalho Remoto em Casa - COVID19
A Pandemia do COVID19, veio trazer diversas alterações na nossa vida social, laboral e pessoal. Hoje em dia os colaboradores das empresas que precisavam ir para o escritório da empresa para fazerem diversos trabalhos, como: Suporte técnico, atendimento ao cliente, vendas, consultoria financeira ou comercial, desenvolvimento de programas, contabilidade da empresa, produção e publicidade digital, etc, de certeza hoje está a pensar o que mudou?
O que mudou foi a prespectiva de ver o trabalho e como ele deve ser efectuado. Deixamos hoje de ir para o escritório estamos a trabalhar remotamente sem perder tempo de casa para o trabalho , apanhar filas de trânsito intermináveis , apanhar transportes públicos cheios, ou levar o carro e sofrer ao final do mês com a conta do combustível e manutenção , seguro, etc, não perde tempo em se preparar , arranjar e escolher a roupa para vestir para o trabalho, não tem fazer comer ou ficar preocupada com o que vai almoçar e gastar esse dinheiro fora em comida muitas vezes mal confecionada e alguns casos nada contribuir para a dieta ou restrições alimentares, hoje já não tem de se preocupar em sair á hora do trabalho e pensar que vai apanhar o mesmo calvário de trânsito, transporte publico, aumento dos combustíveis, greves, etc. Hoje pode levantar-se tomar um pequeno almoço mais sossegado sem pensar que se sair 10 minutos mais tarde, chega 1 hora mais tarde ao escritório, já não tem de se preocupar que não final do mês vai ter de comprar roupa ou sapatos novos, pois o que leva para o trabalho já está fora de moda ou bastante usado e nem sempre são confortáveis (Saia , Blusas,sapatos, Fato, Gravata, etc). Hoje pode preparar o seu almoço de acordo com o gosto e a vontade do dia e seguir a sua dieta ou as suas restrições alimentares sem problema. Hoje pode organizar a sua agenda de trabalho e reuniões de uma forma mais calma e sem stress, pois não tem de perder tempo para se deslocar ao escritório do cliente ou fornecedor que muitas vezes pode levar uma parte do dia, agora pode fazer em 10 segundos.
Com todo este tempo poupado por assim dizer , podemos afirmar que temos mais tempo para descansar e mais tempo para preparar as nossas tarefas laborais e com isso o nível de produtividade ser bem maior? ERRADO.
O que mudou foram os pressupostos de trabalho e não a mentalidade e os processos dentro das empresa e nos seus colaboradores, porque até agora tudo isto que se faz agora , embora tenha sido desenhado , falado , discutido, debatido e muitas vezes ensaiado dentro das empresas, nunca foi obrigado a ser aplicado e por isso hoje estamos perdidos entre as ferramentas que nos permitem trabalhar remotamente e aceder a toda a empresa e a melhoria na Produtividade e da qualidade de vida de cada um.
Por isso as empresas vão perceber que não precisam construir grandes Sedes, ter grandes salas de reunião , montar uma série de infra-estruturas para ajudar a qualidade de trabalho, quando muito desses funcionários tem na sua residência uma qualidade habitacional bastante inferior, pois muitos deles nem espaço tem para ter o seu computador , pois ou está ocupar a mesa da sala de Jantar ou o local onde as crianças brincam. A quantidade de infra-estruturas rodoviárias e de transportes públicos que os estado e privados investem para fornecer um fluxo IN and OUT dos locais de trabalho e para casa. A quantidade de energia e água gastos nisso tudo , etc, etc. Em vez de se construir habitações melhores e maiores com locais próximos de lazer comuns de forma que possam viver e trabalhar de forma confortável e sem interferir na vida doméstica da família.
Os mil milhões investidos em centros de negócios se forem direcionados uma parte para o lazer e habitação pessoal de certeza que no final do ano a poupança será enorme. Claro que a economia como ela hoje está estabelecida e as grandes empresas não ficarão contentes com este paradigma , mas o futuro não pode comportar em determinados locais a quantidade de pessoas que sai todos os dias para os seus locais de trabalho no centro das cidades e o seu regresso , prejudicando o ambiente e a saude publica de todos.
Vamos reflectir e pensar se o este novo paradigma , não poderá ser uma solução á poluição ambiental, ou esgotar de recursos naturais ao consumo desenfreado de tanta coisa que nada ajuda ao desenvolvimento humano. Atenção isto não quer dizer que a relação social não seja importante , mas já agora vale a pena pensar nisto.