Pare de contar calorias

Pare de contar calorias

Para atingir um peso saudável volte sua atenção para a qualidade (não para a quantidade) dos alimentos e para estilo de vida saudável.

Durante décadas fomos induzidos a fazer uma conta de subtração entre calorias que entram e saem. Entretanto, essa informação não é apenas antiquada, é também equivocada.

A maneira como seu corpo queima calorias depende de vários fatores, incluindo o tipo de alimento que você ingere, o metabolismo de seu corpo e até mesmo o tipo de organismos que vivem em seu intestino.

Considerando essas variáveis é possível afirmar que ao comer e queimar exatamente o mesmo número de calorias que outra pessoa, a probabilidade que vocês dois tenham resultados muito diferentes no que diz respeito à perda ou ganho de peso será praticamente certa.

Por uma abordagem bem diferente do que a ineficaz e frustrante contagem de calorias ingeridas e gastas, entenda alguns fatores determinantes:

Seu microbioma intestinal.

Trilhões de microorganismos vivem em seu intestino. Conhecer a variedade, a quantidade e qualidade desses habitantes pode ser a chave para tomar as decisões corretas em alimentação. Para algumas pessoas, determinados alimentos podem ser absorvidos de maneira muito diferente da maioria da população, portanto a individualidade é o fator determinante.

Seu metabolismo.

Seus genes, seu ambiente e seus comportamentos são determinantes para cada resposta que seu corpo dá em relação ao seu estado de saúde e ao seu peso. Seu organismo possui glândulas que produzem hormônios regulam coisas como a temperatura do corpo, seu controle de saciedade e apetite, por exemplo. Esses hormônios emitem ao cérebro informações para evitar que o peso do seu corpo caia abaixo de um ponto definido por seu histórico de vida. É possível que isso explique o fato de seu peso estar estabilizado, mesmo com todo seu esforço em fazer dieta e em deixar o sangue na academia. E é por isso que grande das pessoas que perdem peso o recuperam logo a seguir. 

Isso tem um nome técnico: adaptação metabólica.

O tipo de alimento que você ingere. 

Muito mais importante do que informação da quantidade de calorias são as suas escolhas alimentares. Diversos estudos publicados em importantes revistas científicas apontam que comer alimentos processados e ultra-processados (que contém aditivos químicos) estimula as pessoas a comerem mais e mais. Por outro lado, consomir preponderantemente de alimentos não processados nos induz a comer menos. 

Dito de outra maneira, se você ingerir as mesmas quantidades de calorias ganhará peso se os alimentos foram ultra-processados e tenderá a não ganhar se forem alimentos não processados. 

Ou seja, nosso cérebro gosta de comida de verdade, em sua forma natural e quando oferecemos ao corpo os industrializados dispara-se um processo inflamatório que resulta no peso mais alto.


Se contar calorias não é uma maneira confiável de controlar seu peso, o que você pode fazer para perder quilos extras? 


Foco na qualidade da alimentação.

Ao planejar suas refeições, tente reduzir ou eliminar alimentos processados, que podem levar seu corpo a consumir mais. Em vez disso, concentre-se na escolha de alimentos não processados, incluindo carnes magras, grãos inteiros e muitas frutas e vegetais em sua forma natural. 

Uma boa dica é dividir as refeições principais em duas partes: inicie com uma entrada composta por um prato bem farto de vegetais crus e apenas a seguir sirva-se do prato principal com proteínas e fontes de carboidratos cozidos.

Faça exercícios regularmente (e também vigorosamente).

Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios de intensidade moderada por dia. 

Embora qualquer movimento seja melhor do que nada, esforce-se para atingir um nível de exercício mais vigoroso quando puder.

Durma adequadamente.

Naturalmente seu corpo quer dormir à noite e ficar acordado de dia, por isso é tão importante respeitar o ciclo circadiano, pois é durante o sono acontecem muitos processos de destoxificação de seu organismo. 

Além disso ao dormir nosso corpo faz os ajustes dos hormônios que regulam saciedade e apetite, portanto se você dormir mal ou pouco certamente terá mais fome e isso resultará em ganho de peso.

O corpo fica perturbado quando você interrompe seu ritmo natural. O mesmo é verdade se você estiver tendo um sono de má qualidade ou não suficiente.

Portanto, abordar os problemas do sono com o seu médico e seu nutricionista deve ser uma prioridade.

Reduza seus níveis de estresse.

O estresse, assim como a falta de sono, pode levar ao ganho de peso. Controlar o estresse pode ajudá-lo a manter os quilos em excesso sob controle.

Procure praticar meditação e uma respiração mais pausada. 

O uso óleos essenciais através de aromatizadores de ambiente também produz excelentes resultados.




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gustavo Corrêa

  • Que futuro você está plantando?

    Que futuro você está plantando?

    Degradação ambiental, mudança climática, escassez de energia e de água, desigualdade econômica, fome..

    1 comentário
  • Você associa o ganho de saúde à perda de prazer?

    Você associa o ganho de saúde à perda de prazer?

    10 super dicas para você ganhar saúde sem abrir mão do prazer Pouco mais de noventa dias atrás meu irmão mais velho nos…

    3 comentários
  • Você realmente conhece a razão do seu estresse?

    Você realmente conhece a razão do seu estresse?

    Não sei como foi com vocês, mas aqui em casa, o João Paulo, meu filho mais velho, demorou a articular a fala e não me…

  • Sabe aquela história da idade do condor?

    Sabe aquela história da idade do condor?

    Porque será que muitos estão agindo como se fossem velhos? Sentindo tantas dores e doenças? Porque será que outros…

    3 comentários
  • Por que me pediu duas semanas? Podia ter dito a mesma coisa antes!

    Por que me pediu duas semanas? Podia ter dito a mesma coisa antes!

    Logo que vi essa charge aí em cima, lembrei-me de uma passagem da história. "Certa vez uma mãe levou seu filho ao…

    1 comentário
  • Receita simples

    Receita simples

    Acordo sempre antes que o sol mostre seus primeiros raios, quando é possível sentir o aroma do orvalho da madrugada…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos