Pare de fazer backup desse jeito!
Embora muitas pessoas não saibam, uma das rotinas mais sensíveis nos processos de TI de uma empresa é a restauração de backup. Isso porque várias coisas podem dar errado e põe em risco a continuação das operações do negócio.
Por isso é preciso ter um política de backup testada, considerando a infraestrutura e links locais e também o tempo de inatividade suportável por cada área do negócio.
Sem dúvida, a opção do backup na nuvem, parece prático e perfeito... Mas a questão é o quanto de valor tem o dado na sua empresa? Ter um backup somente na Nuvem, não é 100% seguro, apesar de serem nuvens seguras. Ter somente local, também não. São soluções que você não tem controle.
As fases de uma rotina de backup podem ser divididas em três: criação das cópias, armazenamento e restauração. Todos são pontos que devem ser tomados de atenção para evitar qualquer problema, mas a restauração pode, muitas vezes, ser bem crítica.
Criar um backup único para todos os dados de sua empresa é uma péssima ideia. Você deve levar em consideração a quantidade de informação que deve ser produzida todos os dias e quais são as prioridades de cópia delas.
Eu vendo backup em nuvem de grandes datacenters e existem algumas variações de serviços, mas a maioria opta pelo serviço mais barato, que são tipo uns containers de informações.
Uma das dificuldades comuns para pequenas e médias empresas é não calcular corretamente o tempo necessário para realizar o primeiro backup em sistemas de nuvem, além de subdimensionar o tempo para manter o mesmo atualizado. Muitos problemas podem acontecer neste processo.
Recomendados pelo LinkedIn
Além disso, outro cálculo importante a ser realizado é o tempo necessário para restauração do sistema em caso de desastres. E na última versão. Outro desafio do restore.
A questão é: Se você só está fazendo um tipo de backup, independente se é nuvem ou local, se é full ou incremental, está errado. Se sua empresa tem uma necessidade de negócio, que precise de restore rápido, e estiver só fazendo na nuvem ou só local, sua política está desalinhada com o negócio da empresa.
E é claro que aumentando a disponibilidade dos dados em uma rotina com redundância, também deve-se dobrar a segurança dos dados. Uma coisa é a segurança da rede e outra coisa é a segurança dos dados.
Em um outro artigo, vou falar sobre backup de Onedrive e Sharepoint. Depois da Pandemia houve um aumento de dados nestes 2 aplicativos e por acharmos que está na Microsoft está seguro e não é verdade. Você precisa olhar e se preocupar com estes dados também.
Se você, curtiu a leitura deste post, curte por favor. E se precisar de ajuda com o backup, a Lan tem os melhores consultores.
Ana Flávia Andrade - Gerente de Negócios
www.idolink.bio/afandrade - Me siga no Instagram e me chame no Whatsapp
Gerente de Produtos na Distribuidora Ingram
2 aBoa Ana, e temos soluções para ajudar a operacionalizar as proteções dos dados, garantindo além do restor dos dados, como a integridade dos dados.