Pare de Sabotar Sua Carreira e a Sua Vida!

Pare de Sabotar Sua Carreira e a Sua Vida!

Insatisfação com o que faz, sentimento de inutilidade ou de que poderia dar mais de si, sensação de estar paralisado e não conseguir crescer como gostaria. Perfeccionismo, procrastinação, vitimismo. Você já parou para pensar o quanto o seu crítico interno pode estar afetando negativamente a sua carreira?


O desperdício de energia e potencial é comum entre os profissionais exatamente devido a autossabotagem. Sim! Todos nós nos sabotamos. A pergunta é de que forma esses sabotadores aparecem e qual a força que eles exercem sobre nós.

Acredite, a autossabotagem é a principal causa por não alcançarmos nossos objetivos ou por tornar o caminho até o que queremos realizar muito mais difícil do que deveria ser. Com a carreira não é diferente.


No mês de Abril realizei uma enquete com mais de cem pessoas no instagram e o resultado foi 100% dos participantes sentindo o impacto da Autossabotagem nas suas vidas. 


Listei as principais queixas dos meus clientes sobre não conseguirem os resultados desejados na carreira:

Frustração constante, decepção por não alcançar os altos padrões; demora para começar um trabalho ou procrastinação para finalizar. Insegurança para tirar as ideias do papel e trazer para realidade.


Estes são sentimentos e situações de quem se sabota através do perfeccionismo. As pessoas que tem alto perfeccionismo veem os erros como inaceitáveis, isso porque acreditam que por qualquer deles serão considerados incompetentes. Elas se julgam, se criticam, exigem resultados inatingíveis, uma vez que nunca acham o que fazem bom o suficiente.


Outro sabotador que aparece muito no campo profissional é o vitimismo. Quem nunca participou de uma conversa que se tornou competição de quem tinha o problema maior, as maiores dificuldades no trabalho?

Remoer sentimentos negativos por muito tempo; Se sentir sozinho e solitário, mesmo quando perto de pessoas íntimas; Inveja e comparações negativas são sentimentos e atitudes de quem tem esse sabotador. Geralmente espera que alguém apareça e o salve de toda confusão e dor que sente! Nesse caso criticam principalmente as circunstâncias, tornando reclamações algo comum no seu dia-a-dia.


Esses dois tipos de autossabotagem, assim como todos os outros, diminuem a produtividade, a eficiência e a eficácia, além de afetar negativamente as emoções e a mente, fortalecendo a baixa autoestima.

Influenciam de forma negativa a harmonia do ambiente e as relações com a equipe, afetando diretamente nos resultados da empresa.

Sem contar no quanto prejudicam o desenvolvimento e ascensão profissional.


Não significa que os resultados deixam de ser atingidos quando você se sabota. Mas sem dúvida calando nossos sabotadores atingimos mais e melhores resultados em menor quantidade de tempo e ainda de forma mais leve e assertiva.

Quando as pessoas se conscientizam da existência dos seus sabotadores e se colocam em movimento para vencê-los, passam a utilizar a sua mente a seu favor e isso permite que seu potencial seja inteiramente aproveitado na sua carreira e na sua vida.


Agora, a autossabotagem atua de forma silenciosa por estar ligada ao nosso cérebro sobrevivente, tornando difícil a sua identificação. Segundo o Dr Mark Goulston:

“A autossabotagem é uma conduta que está mais próxima da natureza reflexiva do estágio nervoso inicial, irracional e animal do que da nossa natureza humana e racional. Se repetir essas condutas muitas vezes, elas se tornarão hábitos e, em algum ponto, passarão a fazer parte de sua personalidade e não será fácil mudá-las.”


Logo, não é fácil vencer a autossabotagem mas também não é impossível.


A chave para vencer a autossabotagem é estar presente para os pensamentos e as emoções que os sabotadores trazem e não se deixar dominar por eles.

O sabotador aparece acompanhado de sentimentos negativos como culpa, frustração, ansiedade, angústia, raiva, medo, entre outros. E está sempre muito ligado a autoestima, crenças e valores. Saber disso já vai te ajudar a identificar quando estiver se sabotando.


Não deixe que a autossabotagem traga estagnação e sofrimento desnecessário para sua carreira e sua vida. Seguem algumas dicas práticas para te ajudar a vencer a autossabotagem:

  •  Ter consciência de seus sonhos e objetivos, de onde realmente quer chegar;
  • Focar na solução e enxergar os problemas e desafios como aprendizado;
  • Reconhecer e valorizar suas potencialidades: seus talentos, competências, virtudes, habilidades. (Clique aqui para ler um conteúdo que vai te ajudar com isso de forma específica.)
  • Quando o crítico aparecer, criticando a si mesmo, aos outros ou às circunstâncias, escolha não segui-lo, não tome suas palavras e ideias como verdades.
  • E não deixe de buscar ajuda quando for necessário. Como especialista nessa área, me coloco à disposição.

**

Eu sou a Carol Araújo, Coach e Mentora especialista em vida e trabalho com autenticidade e satisfação. Apoio profissionais e empresas que desejam melhorar a performance e alcançar resultados incríveis através da melhor utilização do seu potencial.

Se tiver interesse neste tema, tiver dúvidas ou quiser conversar a respeito, fico à disposição, será um prazer continuarmos em contato, por aqui, através do whatsapp ou pelo email carol@carolaraujo.com .

Para receber meus conteúdos e cursos em primeira mão, se inscreva na minha lista de transmissão do #whatsapp - só clicar aqui e dar um oi, com seu nome e cidade!

Você pode encontrar mais sobre meu trabalho aqui no Linkedin e também em meu siteFacebook e Instagram.

**

📌 Qual a sua visão sobre este tema? Escreva nos comentários!

📌 Que tal ajudar seus amigos também a não se sabotarem? Compartilhe com a sua rede!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos