Pare | Escute | Olhe
Há momentos na vida pessoal e/ou profissional, em que temos vontade de desistir da luta.
Novos concorrentes; novos não concorrentes (os que chamo de diferentes); margens cada vez mais espremidas; concorrentes nem sempre éticos; clientes sem cumprimento nos pagamentos e condições previamente negociadas, impostos sempre a aumentar, custos inesperados motivados pelas guerras, etc.
- Tudo isto, nos leva por vezes a ponderar, "atirar a toalha p´ro chão".
Empresários que falam na potencial venda das suas empresas/negócios. Pessoas a pensar seriamente em mudar de emprego, ou até mesmo de profissão. Os mais éticos sentem-se imbecis e, os profissionais muito sérios (por vezes) até duvidam da própria opção da honestidade.
É justamente este o momento de maior perigo na vida das pessoas e das empresas. Quando o desespero toma conta e a razão só vê o negativo.
É nesta hora e momento, que é preciso “Parar | Escutar | Olhar” a estratégia que se está a ter e voltar a acreditar.
Recomendados pelo LinkedIn
É preciso encontrar novos motivos para não desistir da luta, para não descrer dos valores, para não mudar a crença de que a ética e a honestidade ainda valem a pena, apesar de todas as evidências contrárias.
Este é o momento de parar para analisar se não se está sob enorme stress e por isso não se está a conseguir ter novas ideias, desenvolver criatividade, envolver pessoas adequadas para desenvolver novos produtos e/ou serviços, ou mesmo novas habilidades que façam aumentar a sua auto-estima profissional.
Pense se de facto, não se acomodou por muito tempo e procure agora, de forma decidida e forte, encontrar novos motivos, nova motivação, novas forças para enfrentar mais este desafio de sua vida. Não desista!
Fica a sugestão e gostava que pensasse quantas vezes você se tem sentido desanimado com a sua empresa, com o seu emprego/trabalho, com a sua vida pessoal e/ou profissional.
Pense quantas vezes as pessoas de sucesso precisaram de recomeçar em momentos de grande dificuldade. Lembre-se que viver é recomeçar todos os dias e encontrar nas dificuldades, a força para lutar e vencer.