Parte 2: Como o Business Intelligence funciona e como ocorre a sua aplicação?
Por Tiago M. Ruela - Especialista Business Intelligence & Analytics

Parte 2: Como o Business Intelligence funciona e como ocorre a sua aplicação?

Uma solução de BI utiliza a Modelagem Dimensional, que é uma técnica de desenho para a estruturação de dados que facilita o entendimento das informações pelas áreas de negócios. Esse desenho torna o consumo de dados pelos usuários muito mais intuitivo e melhora o desempenho das consultas executadas em banco pelos aplicativos de Business Intelligence.

O ETL é responsável por realizar todo o trâmite de dados desde a origem até o seu destino, deixando-os preparados para serem consumidos pelo negócio.

Além de permitir uma estruturação de dados com base em processos de negócios, o Business Intelligence possui uma técnica para o processamento de informações importantíssima, conhecida como ETL (E = Extração, T = Transformação e L = Carga de Dados). O ETL é responsável por realizar todo o trâmite de dados desde a origem até o seu destino (base corporativa), deixando-os preparados para serem consumidos pelo negócio.

Os dados coletados e tratados por uma solução de BI permitem que os analistas de negócios compreendam o comportamento do cliente dentro de um processo de vendas ou nas ações de Marketing realizadas para cada tipo de produto ou serviço ofertado. As análises das informações resultarão em ações de tomada de decisões que poderão, por exemplo, refinar promoções mesmo que elas ainda estejam em andamento no mercado, melhorar produtos ou criar serviços, aumentar os lucros reposicionando ofertas que atendam de forma mais efetiva a determinados públicos ou regiões, reduzir custos e identificar problemas variados.

Dessa forma, um modelo dimensional claro e que atenda aos requisitos de negócio, um ETL fazendo o seu papel fundamental de inteligência de dados, agregado a uma ferramenta de análises de dados BI, por exemplo, o Microsoft Power BI, possibilitará que as empresas alcancem uma série de benefícios, aumentando o seu nível de competitividade diante da concorrência e gerando valor agregado aos seus clientes.

Clique para continuar lendo: Parte 3 - Como entrei para a área de Business Intelligence?

Aprenda Business Intelligence com um especialista.

Quer aprofundar o seu conhecimento em Business Intelligence ou deseja aumentar as suas chances de entrar para a área de BI? Conheça o meu Programa de Mentoria BI. Clique aqui para saber mais.

Por Tiago M. Ruela - Business Intelligence & Analytics

#xpt #businessintelligence #datawarehouse #data #dw #estrategia #negocios #tomadadedecisao #decision #cienciadedados #datascience #tecnologia #inovacao #transformacaodigital #Negócios #CIO #diretores #dataanalytics #varejo #mineracao #seguros #financeiro #datadriven #powerbi


Pessoal, é hoje hein!!! Segue o link para a LIVE de #businessinteligence : https://bit.ly/3xd9MDC O link estará na BIO do Intagram também (Endereço do Insta: querotrabalharcombi.com.br). Me sigam lá no Insta também! Valeu e até mais tarde! #powerbi #cienciadedados #cienciadacomputacao #analistadedados #analistadesistemas #dados

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Maycon França

Business Development na Mazars Brasil - Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

3 a

Muito bom Tiagão.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos