Parte 2 - Qual o contexto da Indústria 4.0 no mundo?
Qual o contexto da Indústria 4.0 no mundo?
De acordo com um estudo da escola de negócios IMD junto a empresas de supply chain na Europa, os principais fatores críticos para o bom desempenho dos negócios até 2020 são elementos tradicionais, como estratégia e integração, vendas e operações, agilidade, eficiência e gestão. A partir de 2020, no entanto, as perspectivas mudam. Inteligência de dados, digitalização da cooperação entre fornecedores e parceiros, Internet das Coisas e Inteligência Artificial passam a ser as prioridades das empresas.
A implementação da Indústria 4.0 encontra dificuldades, em países como Coreia do Sul, EUA, Israel e Alemanha, habituados a tecnologias de ponta. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estima em 15% o total de empresas que adotam a manufatura avançada.
Quais os principais desafios da Indústria 4.0 no Brasil?
O total de empresas no Brasil que adota as tecnologias da Indústria 4.0 é de apenas 2%. Para que as empresas do país cheguem ao patamar competitivo dos negócios de outros mercados, é necessário pelo menos uma década de esforço contínuo. Apesar desse cenário não ressaltar nenhuma vantagem para as companhias nacionais, a expectativa é que o ano de 2019 marque o início da arrancada. Com a crise econômica e a expectativa de retomada dos investimentos, a Indústria 4.0 está na agenda das organizações.
Há sete dimensões prioritárias para a adoção da Indústria 4.0 no Brasil.
1. Aplicações nas cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores;
2. Mecanismos para adoção das tecnologias da Indústria 4.0;
3. Desenvolvimento tecnológico;
4. Recursos humanos;
5. Infraestrutura;
6. Regulação;
7. Articulação institucional;
Essas dimensões incluem tanto fatores internos quanto externos e principalmente, há necessidade de reformas públicas.
Por favor, deixem sua contribuição,
Sucesso sempre e até o próximo artigo,
Abraço da Dai
Arquiteto de Soluções | Utilities na 2S Inovações Tecnológicas
5 aParabéns, Daiana! Gisele Braga, Severiano Leão Macedo, Rodrigo Linhares