A participação das mulheres nas compras de e-commerce: uma análise das tendências e desafios
Nos últimos anos, o e-commerce tem crescido de modo significativo no Brasil, alterando até os costumes de compras dos consumidores, que começam a preferir a comodidade ao imediatismo.
E nesse crescimento as mulheres vêm desempenhando um papel fundamental, e representam uma parcela significativa dos consumidores online. Com essa perspectiva colocada sobre a mesa, precisamos avaliar esses dados importantes e analisar os desafios e tendências que essas informações têm sobre os e-commerces.
No primeiro momento, é importante destacar a presença crescente das mulheres no mercado de e-commerce. Os dados apontam crescimento na participação feminina nas compras online desde 2019, números que já eram majoritários se comparados com homens.
E essa presença significativa traz alguns desafios especiais para a participação das mulheres no e-commerce. Entre eles, podemos citar:
Com o aumento das compras online, crescem também os riscos de fraudes e invasões de privacidade. É necessário, portanto, que as lojas virtuais adotem medidas efetivas para garantir a segurança das informações das clientes e evitar possíveis prejuízos.
Como adaptar o e-commerce às mulheres?
Recomendados pelo LinkedIn
Se as mulheres representam a maioria do seu negócio especificamente, é necessária uma avaliação interna com uma análise de dados clara e objetiva. O levantamento dessa informação fará que sua equipe estratégica, comercial e marketing possa entender se há a necessidade de um trabalho exclusivo para o público feminino.
Ao desenvolver esse trabalho, é importante destacar as tendências no comportamento das consumidoras no e-commerce. Uma delas é a crescente utilização de dispositivos móveis para compras online, o que exige das lojas virtuais a criação de interfaces intuitivas e de fácil navegação para as usuárias.
Além disso, as mulheres têm se mostrado mais interessadas em compras com mais itens e um interesse maior em participar de programas de fidelidade e descontos, segundo informações da NeoTrust de 2022.
A participação das mulheres no mercado de e-commerce é cada vez mais relevante e deve ser considerada pelo seu negócio para a criação da estratégia de vendas.
No entanto, ainda existem desafios a serem superados para que as mulheres possam usufruir de forma plena e segura das facilidades oferecidas pelo comércio eletrônico. Há diversas variáveis não nem imaginamos em contemplar nesse texto.
Mas é importante ter a compreensão que as tendências e desafios no mercado online sempre geram soluções eficazes e inclusivas para o público.