'PATROCÍNIO A crise no Brasil afetou a Lei Roaunet?
Nos últimos meses, me perguntaram muito se a crise no Brasil surtiu efeitos negativos nas Leis de Incentivo Fiscal, especialmente na Lei Rouanet.
Temos conversado com muitos empresários, estudado o mercado e analisando estatísticas, pelo qual chegando a algumas conclusões que não nos surpreendeu, por ser uma questão lógica.
Dois pontos são importantes a se considerar:
1 - A empresa, considerando o regime de tributação obrigatório para a Lei Rouanet (Lucro Real), tem que pagar o Imposto de Renda independentemente se o lucro foi maior ou menor. Isso não é uma opção. Ou seja, até 4% pode ser destinado a projetos.
Dessa forma, para a Lei Rouanet, não houve diminuição de empresas investidoras a ponto de afetar o panorama geral de projetos executados.
Por outro lado, no caso das Leis de Incentivo Estaduais, que trabalham com o ICMS e incluem empresas menores, houve diminuição no investimento sim, tendo em vista a quebra e a inadimplência fiscal de grande parte delas.
2 - Quando uma empresa quer cortar custos (e não discutimos se a posição de seus dirigentes está certa ou errada), as primeiras verbas a serem cortadas são as de design e marketing.
Assim, incentivar a Lei Rouanet dá retorno em marketing gratuito para a empresa. Isso tem chamado a atenção, inclusive, de empresas que antes não investiam em projetos.
No final das contas, não consideramos que houve efeito negativo na Lei Rouanet.
Uma coisa muito importante a se considerar sobre o mercado é que existem mais empresas interessadas em investir e potenciais investimentos muito maiores do que existe hoje na prática. Faltam bons projetos e boas contrapartidas a elas.Nesses dois últimos pontos, nós temos tido muito resultado.
Samir Selman Jr.
Consulte-nos para trabalharmos juntos em um projeto perfeito!
LA MELA MARKETING CULTURAL, ESPORTIVO E SOCIAL.