Pedagogia, UFT - Campus Arraias - TO

Pedagogia, UFT - Campus Arraias - TO

As pessoas imaginam como deve ser difícil e gratificante concluir um doutorado. E é mesmo! Terminei o meu em agosto de 2019. Mas, no meu caso, essa seria apenas uma etapa de um projeto de vida que me levaria, como profissional, a ocupar um outro lugar. E para isso, atravessei um cenário político que punha em xeque minhas escolhas.

.

Sempre estive na Universidade Pública como discente: graduação, especialização, mestrado e doutorado. Mas minha carreira se desdobrou na docência e gestão de instituições privadas de ensino superior. Tenho muito orgulho das entregas que fiz na iniciativa privada. Mais orgulho e gratidão ainda do quanto aprendi com as centenas de alunos, alunas e colegas com quem convivi em 15 anos de trabalho.

.

Em 2015 não conseguia mais conciliar meus propósitos pessoais com as motivações empresariais. Sim, é possível encontrar brechas e realizar uma educação emacipadora em espaços empresariais. Mas os pássaros imaginários que alimentei cresceram demais e as brechas ficaram ainda mais estreitas. O plano então era ocupar com meu trabalho e portanto com meu corpo e minha alma um lugar como docente na Universidade Pública.

.

Desde setembro de 2019, quando conheci o edital para professor da Universidade Federal do Tocantins, Arraias se colocou no meu horizonte. Além dos conteúdos do concurso, estudei o município, a região, as distâncias dali para os corações importantes da minha vida. E tudo era bom!

.

Fiz as provas em fevereiro de 2020. Minha primeira vez na cidade. Os horizontes lindos da Chapada dos Veadeiros me levaram até lá. Dirigi de Formosa a Arraias ainda alimentando meus pássaros imaginários. Sonhando! Viajei repassando os conceitos da sociologia da educação, antropologia da educação e dos direitos humanos, áreas de onde sairiam os pontos do certame. Virei noites ajustando planos de aula e projetos de pesquisa.

.

Não há espaço aqui para registrar o que se passou desde que fiz as provas até agora, quando volto nesta cidade e nesta universidade para assinar minha posse. 2020, né mores!? O que posso garantir é que resisti. Sei que os desafios seguirão presentes e eu me sinto feliz e pronta para recomeçar!


#souUFT #defendoauniversidadepública

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Aline Fagner de Carvalho COSTA

  • Precificação do trabalho docente para EaD

    Precificação do trabalho docente para EaD

    Como precificar a atividade docente na geração de conteúdos para cursos de graduação e pós-graduação a distância? Nem a…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos