Pedir demissão não é ingratidão.

Pedir demissão não é ingratidão.

Nas gerações passadas, era comum os profissionais abraçarem a ideia de que precisavam se manter em um único emprego pelo resto da vida profissional. Isso era sinônimo de carreira consolidada.

Porém, hoje entendemos que trocar de emprego é necessário para manter uma carreira em crescimento e, não só isso: é fundamental para que o profissional encontre sua auto realização e tenha mais qualidade de vida. 

Muitas vezes, um aumento salarial considerável, uma ascensão no nível hierárquico ou até mesmo um ajuste na modalidade de trabalho, só é possível trocando de emprego. 

Neste caso, o pedido de demissão se tornou uma etapa que deve ser encarada com responsabilidade e, sobretudo, estratégia. 

Enquanto especialista em RH, eu sugiro que você só peça conta no seu emprego atual se você estiver com outra oportunidade te esperando. Se recolocar no mercado de trabalho é muito mais difícil do que fazer a transição de emprego

Preste atenção: abaixo eu vou listar seis sinais e, se você tiver pelo menos um deles, você precisa considerar a mudança de emprego com urgência. 

  • PRIMEIRO SINAL: o seu sofrimento já começa no domingo à noite. Você se dá conta que a semana vai começar e sente ansiedade e angústia. Você sofre com antecedência porque tem que ir para o trabalho no dia seguinte.
  • SEGUNDO SINAL: você não vê oportunidade de crescimento. Ou seja, você está estagnado(a) em um emprego que não oferece nenhuma oportunidade de desenvolvimento profissional.
  • TERCEIRO SINAL: quando existe oportunidade de crescimento na hierarquia, mas você não se vê fazendo aquilo pelos próximos anos. A sensação é que você adoraria estar fazendo outra coisa, trabalhando em outra empresa ou até mesmo atuando em outra área. 
  • QUARTO SINAL: salário incompatível. Você sente que trabalha muito, tem muitas responsabilidades, mas ganha pouco. Ou seja, você não é valorizado como merece. 
  • QUINTO SINAL: quando você não é reconhecido. As suas entregas estão sempre em dia e você costuma entregar além do esperado, mas você não recebe elogio e nenhum tipo de sinal que mostre que você está no caminho certo.
  • SEXTO SINAL: quando o ambiente de trabalho te consome demais. Você tem aquela sensação de que o trabalho te suga. No final do expediente, você se sente cansado, esgotado emocionalmente.

🚩 Bandeira vermelha: se você se identificou com um ou mais sinais, você deve tomar uma decisão para priorizar a sua saúde mental e o crescimento da sua carreira. 

Muitas pessoas interpretam o pedido de demissão como um ato de ingratidão com a empresa. Quando na verdade, se for necessário a empresa vai demitir o colaborador e não vai se sentir mal por isso. 

Quando Deborah Secco foi demitida da TV Globo, ela disse que o desligamento jamais partiria dela, porque tem muita gratidão pela empresa. 

Mas, fato é que a empresa pensa nela e você deve pensar em você. Essa é uma regra básica do mercado de trabalho. 

Identificou que deve trocar de emprego? Esteja pronto para atrair as melhores oportunidades até você. 

Você não precisa correr atrás de um novo emprego, fazer entrevistas no horário de almoço e nem sair distribuindo currículo.

Na verdade, você só precisa ajustar o seu LinkedIn para que a inteligência artificial da rede mostre o seu perfil para o recrutador que está procurando por profissionais da sua área de atuação. 

Eu te ensino a fazer isso do jeito certo, sem prejudicar o seu emprego atual e atraindo oportunidades alinhadas com o que você busca profissionalmente. Basta clicar aqui garantir a sua vaga no meu curso gratuito que já começa na semana que vem.

Nas aulas, você vai aprender com preencher, configurar e movimentar o seu LinkedIn para atrair recrutadores até o seu perfil e receber propostas para novas (e melhores) oportunidades.

E quando uma oportunidade melhor aparecer para você (isso vai acontecer em menos de 90 dias, se você seguir o que eu ensino no curso gratuito), peça demissão da melhor forma. Como você sai da empresa é até mais importante do que como você entra. 

Se possível, negocie um prazo para sua saída, esteja à disposição para treinar outra pessoa, alinhe as entregas previstas e mantenha o seu comprometimento com a empresa.. A última impressão é muito importante. Manchar a sua reputação profissional pode te prejudicar em recomendações futuras.

E lembre-se: não coloque em jogo a sua carreira e nem a sua realização profissional por medo de ser ingrato(a). 

Clique aqui e garanta sua vaga gratuita.

Luisa Carla

Graduanda em Turismo pela UFPE

1 m

Nossa, ótimo post! Apareceu na hora certa.

Amanda Scott

Professora de História | Professora de Ciências Humanas | Educadora

1 m

Quase gabarito a lista. Mas pedi demissão da empresa e consegui recuperar bastante minha saúde mental. Fiz isso porque sou funcionária pública (sou professora) e, portanto, tenho alguma segurança. Mesmo ganhando menos, não me arrependo.

Pedir demissão pode ser um ato de cavalheirismo desde que feito da maneira certa. As vezes as metas futuras da empresa não convergem com as metas futuras pessoais suas. É uma empresa excelente, mas ela tem seus próprios interesses e você também tem os seus. Pode ser interessante um salto mais longo com o intuito de um retorno a essa empresa de estando com mais experiência, bagagem e trazendo competências de interesse da mesma. Por isso, saia sem fazer bagunça e pela porta da frente.

Jonathan Beloti Rosa Netto

Pai da Manu | PMO | Strategic planning | Project Management | Team Leader | Controllership | FP&A and Reporting | Financial Coordinator | Accounts Payable | Charge

1 m

Muito pertinente!

Karan Garg

Associate | A.K. SOODS AND ASSOCIATES | Logistics, Supply Chain Management

1 m

great 👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos