Pensamento Sistémico. O Todo

Pensamento Sistémico. O Todo


Uma empresa assim como o corpo humano é formada por um conjunto de tarefas distribuídas, as quais somadas formam um corpo único e indivisível. Este todo segue a um conjunto de regras que governam as atividades, regulam seu funcionamento, com padrões que permitem evitar riscos ou dar respostas à incidentes concretizados tanto por eventos internos ou externos. 

Muito se fala em construir um sistema de gestão partindo de um modelo sistémico, porém pouco se fala quanto ao que é realmente um modelo sistémico, e como ele ocorre. Este pequeno artigo de revista busca, portanto, exemplificar o que é esse modelo sistémico. 

O corpo humano funciona de maneira ordenada, na qual cada órgão possui uma função a cumprir, um conjunto de tarefas que somada ao todo permitem que o corpo permaneça saudável, há dentro do corpo uma divisão de funções, exemplo, os dentes trituram os alimentos, a saliva ajuda nesse processo, o esôfago leva o alimento a estômago, o qual irá realizar um novo processo químico, e irá encaminhar esse alimento ao intestino o qual irá retirar dos alimentos os nutrientes necessários para distribuir para cada órgão do corpo, atuando assim todos de maneira harmônica entre si, ou seja, cada qual cumprindo seu papel dentro da estrutura do todo. 

Nas empresas o pensamento é o mesmo, vejamos neste pequeno esquema no universo do direito. 

Um advogado recém formado abre o seu escritório de advocacia, como atua sozinho, todos os dias antes de abrir as portas para receber os seus clientes ele precisa: higienizar seu local de trabalho; varrer o chão; garantir que o banheiro esteja limpo; verificar se há papel higiênico no banheiro; limpar sua mesa de trabalho; verificar se há água no bebedouro; copos para os clientes tomarem água; fazer o café. conferir a agenda do dia; se organizar para dar respostas aos clientes; verificar se há prazos a cumprir naquele dia.

Após realizadas as tarefas acima, ele irá abrir as portas para receber os clientes, e portanto ele precisa: atender aos clientes que chegam; atender o telefone; anotar solicitações dos clientes e dar as devidas respostas; verificar as publicações no diário oficial em busca de novos prazos publicados; realizar pesquisas para solucionar os casos em que atua; receber, analisar e digitalizar documentos de clientes; arquivar os documentos físicos em um arquivo organizado; armazenar em uma pasta digital o arquivo digitalizado; elaborar as petições, tanto iniciais quanto as intermediárias e os recursos; fazer diligências para retirar documentos que solicitou pelo cliente à órgãos públicos ou empresas. 

Esse advogado em um determinado momento tem um crescimento de sua carteira de clientes e já não mais consegue realizar todas essas tarefas, portanto decide contratar uma assistente para atender o telefone, anotar solicitações dos clientes, dar as devidas respostas, entrar em contato com os clientes, verificar as publicações do diário oficial em busca de novos prazos publicados, realizar pesquisas, receber documentos dos clientes, digitalizar esses documentos, arquivar os documentos físicos em um arquivo organizado e organizar os arquivos digitais. 

Além desta assistente ele contrata uma faxineira que irá higienizar seu local de trabalho, varrer o chão, garantir que o banheiro esteja limpo, verificar se há papel higiênico no banheiro, limpar sua mesa de trabalho.

O que na realidade esse advogado realizou foi a delegação de funções que lhe são próprias a um terceiro por ele contratado. 

Assim, em uma estrutura que antes todas as atividades eram concentradas em uma única pessoa, passam agora a serem distribuídas em 3 pessoas.

Notem que as atividades distribuídas a assistente e a faxineira não são atividades maiores ou menores do que as demais atividades do advogado, mas sim, atividades de responsabilidade do advogado para as quais não existem óbice para que uma terceira pessoa as realize.

É uma mera ilusão pensar que determinadas atividades são mais gloriosas que outras quando na realidade são atividades distribuídas dentro de um grande todo chamado empresa. Assim, como o estômago pode adoecer se a boca não realizar adequadamente a mastigação, a boca pode adoecer se o estômago não realizar corretamente a digestão. 

Pensamento sistémico em uma empresa se inicia pela compreensão de um todo chamado empresa a qual realiza diversas atividades que somadas chegam a um objetivo comum. Essas atividades são distribuídas em grupos que podem receber o nome de departamento, equipe, squad, mas, que independente do nome que recebam ainda pertencem a um todo chamado empresa e tem como objetivo servir ao todo. 

Esse conjunto de atividades concentradas em um grupo não é o todo, mas uma pequena parcela desse que somada as demais compõem o todo. 

Dentro desse todo, há um grupo de tarefas destinadas a coordenar e dirigir as diferentes atividades cuja maior responsabilidade é garantir a harmonia entre os diversos grupos, orientando, apoiando, auditando e direcionando as atividades para que o todo/empresa conquiste o objetivo comum. 

Não há em um pensamento sistémico espaços para vaidade e egoísmo, pois todos são servos de algo, prestam serviço a algo. Assim como no corpo humano uma célula que não mais se comporta em prol do todo se torna um câncer e põe em risco a saúde do corpo, nas empresas um grupo ou individuo que não realiza suas atividades em prol de um todo põe em risco a empresa e os demais indivíduos que fazem parte dela. 

Fábio C. Buin

21 de maio de 2022

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabio Buin

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos