Grandes ideias em guardanapos
Dan Roam: gerando ideias por meio do pensamento visual (onde estão os computadores?)

Grandes ideias em guardanapos

Grandes ideias podem nascer em desenhos feitos à mão livre, em qualquer hora ou lugar, no verso de um recibo de banco, em um pedaço de papel amassado, em um guardanapo...Li recentemente o livro de Dan Roam que se chama The back of napkim (“Atrás do guardanapo”). O autor é famoso por sugerir formas de estimular o pensamento visual. Resumo aqui algumas das ideias do livro... Existiria um “loop” criativo do pensamento visual formado por 4 etapas:

OLHAR - VER - IMAGINAR - MOSTRAR (ver figura acima)

Note que “Olhar” é diferente de ” ver”. “Ver” tem relação com um sentido que construímos face ao que olhamos. Já “Imaginar” é criar as próprias imagens em nossa cabeça. “Mostrar” torna útil para os outros aquilo que imaginamos, ou o que foi imaginado na cabeça dos outros (como este texto). Mas “Mostrar”, e isso o autor desenvolve bem no livro, é uma habilidade que não se dissocia do ciclo [olhar/ver/imaginar/mostrar] e o realimenta tornando a pessoa mais criativa.

Em resumo, se o autor estiver certo: a ditadura das telas a nossa volta não nos dá tempo de “imaginar”. Por definição (ou resolução alta ou baixa), as telas abafam nossa capacidade de imaginar. Não precisamos de computadores de 15 mil reais para termos ideias. Pedaços de papel que não custam nada podem estimular mais a imaginação do que a mais alta tecnologia.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos