Pensando em mudar de Emprego? Confira o que levar em consideração nessa hora.

Pensando em mudar de Emprego? Confira o que levar em consideração nessa hora.

É inegável que muita coisa mudou no mercado de trabalho nos últimos anos: aumento da concorrência especializada, automação de atividades, mudanças nas regras trabalhistas e outros fatores têm levado cada vez mais brasileiros a repensarem os rumos das suas carreiras.

Também está achando que está na hora de repensar o seu trabalho? Então, confira este artigo que vou te contar tudo o que você precisa levar em conta antes de tomar uma decisão tão importante quanto mudar de emprego!

Mudar de emprego ou de carreira?

Responder a essa pergunta nem sempre é tarefa fácil. Às vezes, muitos profissionais acreditam que a sua área de formação é o grande problema e nem pensam que apenas trocar de empresa, ou de setor, pode dar uma outra motivação para a sua carreira! Explore a sua área de atuação, converse com outros profissionais e permita-se mudar um pouco!

Agora, se você tem certeza de que não fez a melhor escolha ao definir sua carreira, não precisa se desesperar: os cursos técnicos estão aí para ajudar você em uma nova profissão e ainda dar um impulso para a sua entrada no mercado de trabalho.

Como saber se está na hora de mudar de emprego?

É claro que os seus motivos devem ser totalmente pessoais e é justamente isso que você deve levar em consideração. O emprego oferece um salário acima do mercado, mas a cultura da empresa entra em choque com os seus valores pessoais? A demanda de trabalho é tranquila, mas você tem pouco espaço para apresentar suas ideias? Você está feliz fazendo o que faz hoje?

Além de salário e benefícios, é preciso analisar com cuidado o que você considera importante na hora de mudar de emprego. Mas, se o seu emprego atual não oferece um bom ambiente de trabalho, o respeito não é uma constante entre líderes e equipe ou você sente que poderia fazer muito mais do que pode fazer, sinal vermelho: é bom começar a pensar em mudar!


Afinal, o que levar em consideração?

Como dito acima, o que deve ser avaliado na hora de mudar de emprego é totalmente pessoal. Mas, é claro que algumas dicas são sempre bem-vindas, não é mesmo? Separei 4 itens que merecem a sua atenção na hora de tomar essa decisão. E é impossível começar sem falar de…

1. Salário

O que você recebe hoje é compatível com a sua função? Esse é um quesito que sempre deve ser levado em consideração, embora para muitas pessoas não seja o principal fator decisório. Pense sempre que você deve progredir e que o seu próximo salário será a base que você terá de negociação nos empregos futuros.

2. Localização

Vale a pena, do ponto de vista logístico, mudar de emprego? Qual será o tempo que você vai gastar diariamente com transporte? Do que você está abrindo mão em função do tempo gasto no deslocamento? Esse item deve ser avaliado não apenas pelos seus gastos, mas também pela sua qualidade de vida. Dica extra: Podcasts são ótimos companheiros de viagem!

3. Crescimento profissional

A sua nova experiência vai acrescentar algo diferente, não só no seu currículo, mas também na sua experiência profissional? Ao buscar um novo local para trabalhar é importante avaliar não apenas o cargo do seu interesse, mas também quais as portas que ele pode abrir, dentro e fora da empresa.

4. Cultura organizacional

Muitas vezes o que nos faz ficar (ou sair) de um emprego não é o salário, a distância ou a experiência que a empresa está proporcionando, mas sim o clima e a cultura. Seus colegas são colaborativos ou competitivos entre si? A comunicação entre colegas e com os chefes se dá de maneira adequada ou é desrespeitosa? Existe flexibilidade nos horários ou o horário é fixo? Não é raro profissionais demitirem empresas quando na verdade estavam buscando se afastar da cultura ou do ambiente em que estavam inseridos.

Benefícios e incentivos também são fatores que devem ser pensados com cuidado na hora de fazer a transição de emprego.

E não deixe de conhecer muito bem si próprio, ciente de seus principais talentos e habilidades! Você vai investir suas 8-10 horas (ou além!) mais produtivas do dia no âmbito profissional, e é fundamental que você aplique e desenvolva ainda mais seus melhores recursos, construindo algo do qual se orgulha no futuro.

Coloque na balança todos os prós e contras da nova jornada e tenha em mente qual o seu objetivo como profissional. Dessa forma, com certeza, a decisão tomada será a melhor para você!

Aposto que você tem um amigo que irá gostar muito desse conteúdo, não é? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude-o a encarar esse desafio!

Grande Abraço!

Cesar Castaldi

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos