Pensar custa caro e não ver, se o que pensou foi uma boa escolha incalculável #HANSEI
As dificuldades de implementar o HANSEI
Nós humanos temos o cérebro extraordinariamente grande em comparação com outros animais. Mamíferos com 60 quilos tem um cérebro em média com 200 centímetros cúbicos enquanto que os Sapiens modernos apresentavam 7 vezes esta proporção.
Que a evolução devesse selecionar cérebros maiores pode nos parecer óbvio, pois somos tão apaixonados por nossa inteligência superior que presumimos que se tratando de capacidade cerebral, mais é sempre melhor !
Mas sendo assim porcos, cavalos e vacas deviam neste momento estar desenvolvendo modelos matemáticos ou até mesmo se mobilizando em função de alguma causa comum ou até mesmo seu programa espacial, exibindo cérebros maiores, ou seja na verdade não se sabe ao certo mais algo ao longo do tempo fez com que desenvolvêssemos mecanismos de cognição superiores a qualquer animal.
O fato é que um cérebro grande é extremamente custoso para o corpo, pois não é fácil de carregar sobretudo quando envolvido por um crânio pesado, no caso de um adulto de 80 Kg chega a pesar 1,6 Kg ou seja 2 a 3% do peso corporal entretanto consome 25% da energia do corpo quando está em repouso. Em uma simples comparação com nossos parentes os primatas em repouso seu cérebro consome 8%
Nossos antepassados pagaram caro por isso a medida que passaram mais tempo a procura de comida e em segundo lugar seus músculos atrofiaram. É como se um governo desviasse recursos da defesa para a educação os humanos ao longo do tempo desviaram energia do bíceps para os neurônios
Dificilmente tomaríamos esta decisão na savana, sabendo que um chimpanzé pode não ter facilidade com os argumentos em uma discussão com um humano, mas pode parti-lo ao meio como uma boneca rsrs
Nosso cérebro hoje é um sucesso, porque podemos construir armas que nos permitem atirar nos animais a uma distância segura ou carros que nos permitem correr mais rápido que eles no entanto estas são invenções recentes. Por mais de 2 milhões de anos as redes neurais dos seres humanos continuaram se expandindo e eles a exceção de algumas facas ou varetas pontiagudas pouco proveito tiraram desta evolução.
Ao caminhar na posição ereta nossos membros superiores passaram a ficar livres para outras funções tornando-as extremamente habilidosas e nossa visão ficou elevada, mas como nada vem de graça pagamos o preço de andar olhando tudo e sustentando nosso cérebro gigante com dores nas costas e rigidez no pescoço e as mulheres pagaram ainda mais, pois este novo jeito de andar tornou o quadril mais estreito constringindo o canal do parto exatamente a medida que a evolução tornava a cabeça dos bebês cada vez maior e a evolução natural mais uma vez atuou fazendo com que os partos acontecessem de maneira prematura enquanto os bebês eram relativamente pequenos e maleáveis e enquanto um potro pode trotar pouco tempo depois do nascimento nós chegamos ao mundo totalmente indefesos por anos ao que tange o sustento, proteção e educação.
A impossibilidade de criar seus filhos sozinhos, pois precisaria da ajuda de uma tribo desenvolveu nossas habilidades sociais e além disso como nascemos subdesenvolvidos nossos bebês podem ser moldados facilmente a nossos costumes e crenças belicosos ou pacifistas.
Parece óbvio que a capacidade de cognição e a estrutural social nos tornaram o animal mais poderoso da terra e se você gostou do texto leia : SAPIENS é uma leitura fascinante......
Nas empresas apesar da vasta literatura que possuímos sobre o tema Planejamento ainda é muito comum a necessidade de se tomar ações rápidas ainda que totalmente desprovidas de propósito ou planejamento, apenas sustentava por uma necessidade maluca de se encontrar uma contra medida para que o problema seja resolvido ou pelo menos pare de doer e a certeza que não haverá uma analise sobre como tomamos a decisão.
A importância da busca pela causa raiz e a análise fria de como e quando erramos ou poderíamos ter feito melhor é a unica saída para a evolução contínua dos processos, todas as outras maneiras tendem a ser ou muito caras pois advêm da compra de uma solução pronta onde terceirizamos a atividade do pensamento estratégico ou simplesmente abdicamos de pensar e tomamos como bom qualquer resultado desde que nosso gestor aceite e o profissional batalha agora não pela realização mas sim apenas pela aprovação superior tornando habilidades cênicas quase tão importantes como as técnicas e de resiliência
Anos de evolução e batalhas e inúmeros avanços geralmente sucumbem apenas ao instinto de sobrevivência a medida que as empresas nem sempre estão aptas a entender o novo ou acreditam ser uma perda de tempo o ato de repassar o que pensou, o que realizou e o resultado obtido a partir disso.
É impressionante como as pessoas muitas vezes ficam totalmente indispostas a medir a assertividade de suas estratégias e como preferem as apresentações performáticas otimistas ou pessimistas mas quase sempre sem a frieza do previsto x realizado
A este ato atribui-se o HANSEI prátique e verificará em pouco tempo que seus erros serão o terreno mais fértil que cultivou e que o pior planejamento que fez ainda será mil vezes melhor do que quando não planeja nada !!!
Olhar para o quanto nossos ancestrais pagaram por pensar, espero que nos encoraje para em nossa próxima reunião mudarmos nosso jeito de pensar !!
Obrigado por ter lido MLS