Pense em conquistar um temporário e aja como um efetivo
Por Maura Xerfan,
Coordenadora do Núcleo de Orientação à Carreira (NOC)
Fim de ano chegando e do Verão Carioca, que sempre atrai muitos turistas, trazem boas expectativas para aquecer o mercado de trabalho. Segundo matéria do Jornal Extra, o comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro deverá contratar cerca de 10 mil empregados temporários para trabalhar durante as festas de fim de ano e durante o verão. O portal G1 também compartilha desse entusiasmo, afinal, historicamente essa sempre foi um excelente momento para o comércio varejista.
Boa parte desse ânimo vem de uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL/RJ) que contou com uma amostra de 500 empresas de diversos setores, como: confecções e moda infantil, calçados, joias e bijuterias, óticas, eletroeletrônicos, papelarias, móveis e brinquedos. Há diversas vagas para cargos como os de vendedores, operadores de caixa, estoquistas e outros.
E é nessa hora que o mercado aquece, que você que está buscando uma recolocação tem uma ótima oportunidade para conquistar um emprego “temporário” e quem sabe transformá-lo em efetivo. Aliás, buscar essa efetivação é exatamente o que deve mover você, o que deve inspirar sua postura e suas atitudes durante esse processo.
Sabemos que o currículo é o primeiro contato de sua marca pessoal com a empresa, uma espécie de cartão de visitas. Mas vale ressaltar que a maioria dos selecionadores busca identificar diferenciais comportamentais. Capriche na apresentação pessoal e em mostrar uma postura assertiva e motivada, de quem não deseja apenas uma vaga e sim desenvolver uma carreira.
Para facilitar essa demonstração e o bom desempenho em um processo seletivo, separamos algumas dicas:
- Invista no currículo com uma boa aparência e um português perfeito. Procure destacar suas experiências, formação e disponibilidade para trabalhar.
- Fique atento aos prazos e horários. Cumprir compromissos é importante, sempre. Atrasos não são permitidos e nem “justificáveis”.
- Na entrevista, seja proativo, mostre interesse pela rotina do cargo. –
- Não pense como alguém que está só “passando uma chuva”. Demonstre interesse também pelos negócios da empresa, conhecendo seus produtos e serviços. Se souber antes da entrevista de que empresa se trata, pesquise: missão, visão, valores, produtos, serviços e principais clientes.
- Educação, cortesia e mostrar habilidade de se relacionar com pessoas conta ponto.
- Antes de se preocupar com mais um idioma, procure ter um bom português ao falar e escrever.
Acredite, boa parte das empresas aproveita esse período como um teste. Se o colaborador mostrar bons resultados, tem grande chance de ser efetivado. Historicamente, vemos que até 50% dos temporários podem ser efetivados. .
Portanto, a dica mais valiosa: não se considere uma contratação temporária, comporte-se como alguém que veio para ficar, que deseja ser efetivado!