People Care: O soft skill presente no currículo de boas empresas que buscam bons profissionais.
Hoje tive o prazer de começar meu dia falando com dois grandes amigos que fiz ao longo da minha vida profissional e que, apesar de estarmos em empresas diferentes, não conseguimos ver isso como barreiras.
Ocorreu de que com os dois amigos o assunto se direcionou para o quanto o mercado de tecnologia tem evoluído, especialmente na forma com a qual as empresas interagem com os seus colaboradores. Notamos um movimento muito forte que direciona as empresas a buscarem formas de auxiliar seus profissionais a manterem sua saúde enquanto desempenham as suas funções.
Sabe aquele papo de que os profissionais precisam buscar soft skills tanto quanto buscam hard skills? Pois é, é a mesma coisa só que para as organizações. O mercado está direcionando as empresas a não ofertarem apenas os seus "hard skills" (salário e outras compensações financeiras) mas também "soft skills", que - essencialmente - são os diferenciais ofertados pela empresa e que não são mensuráveis. Como diria aquela celebre propaganda "aquilo que não tem preço".
Um dos amigos falou sobre como pra ele é gratificante ter, pela primeira vez em mais de uma década de carreira, uma gerente mulher à qual - pelas suas palavras - nota-se uma admiração incrível em relação às atitudes que sua gerente tem para promover o crescimento dos colaboradores que estão sob seu comando e mantendo o direcionamento com o alinhamento estratégico do negócio. Ele me contou sobre como ficou feliz em ser convidado para realizar a apresentação de um projeto que desenvolveu e do apoio que recebeu para criar esta apresentação. Claramente foi um dos pontos gratificantes de sua semana.
O outro amigo fez questão de compartilhar comigo pontos relacionados à ações que a empresa tem desenvolvido para ajudar os colaboradores a se conhecerem mais como práticas de mindfulness e também uma reserva de agenda na quinta-feira para que neste dia não sejam marcadas reuniões, para que o colaborador tenha um tempo para colocar a semana em ordem, ligar alguns pontos que ficaram desconectados e se preparar para ter uma sexta-feira sem o peso tradicional que temos.
Aproveitei para compartilhar com eles sobre como é o ambiente na empresa que trabalho atualmente, sobre como me senti quando a pessoa que realizou meu processo seletivo me chamou, semanas depois de eu já compor o quadro de colaboradores, para saber como eu estava e se ela poderia me ajudar em algo. Compartilhei sobre o senso de comunidade que existe e que é amplamente disseminado entre os colaboradores. Compartilhei também sobre como fazemos o processo seletivo, no qual a decisão não é tomada classificando as pessoas como "boas ou ruins", mas buscando entender qual é o momento de vida do candidato e qual seria o impacto da decisão de chama-lo para fazer parte do time (ou o impacto na vida de outro candidato que não chamarmos).
Sinceramente, fico muito feliz em saber que já existem empresas com este tipo de preocupação com seus colaboradores. Estamos falando de pequenas atitudes que mudam totalmente a vida de alguém, que geram uma propaganda positiva para a empresa e melhora a qualidade dos resultados entregues por seus colaboradores.
Hoje tenho o prazer em trabalhar em uma empresa que está trilhando este caminho, se permitindo experimentar, se permitindo errar e - com isso - evoluindo a cada dia. É gratificante poder tirar 30 minutos do meu dia para realizar uma atividade que me acalma de alguma forma, que é escrever um artigo para minha rede para divulgar esta mensagem simples com eles: Entrevistem as empresas que você deseja trabalhar, busque nela "soft skills" que vão te ajudar a desempenhar bem as suas funções e a ajude a aprimora-los ainda mais.
Todos que leram esta mensagem até aqui tem os meus contatos, sinta-se à vontade para me chamar aqui por mensagem para trocarmos uma ideia sobre este assunto ou para colaborar nos comentários falando sobre o que tem observado e o que acredita que pode agregar valor em relação aos soft skills ofertados pelas empresas.
Obrigado pela leitura, um forte abraço a todos.
Wellington Felix
2º GCP ☁️ Architect & Engineer | Devops| Professor Universitário Temporário
4 aSensacional companheiro,excelente texto para comecar o dia e refletir. Obrigado.
Analista de Infraestrutura de TI | Especialista em Unix/Linux | AWS | AZURE
4 aGrande líder Wellington F.. Excelente abordagem!! Mesmo não atuando em sua equipe ainda continuo apreendo com você!! Sim é fundamental o "soft skills". Nossa qualidade de vida nos proporciona entregas com excelência!!
Técnico em Edificações - Toniolo Pre-Moldados
4 atop....
Analista Suporte UNIX
4 a👏
Full Stack Developer | Cloud | DevOps
4 aE ai mano Wellington F., ótimo texto meu amigo, acredito que muito do ambiente também é você que cria, com sua capacidade técnica e adaptativa. O fato da equipe estar entrosada e com o conhecimento se complementando faz com que desafios que seriam extremamente complicados e de grande pressão, se tornem divertidos e gera satisfação extrema no momento da resolução. Não são todas as empresas que tem essa filosofia de trabalho que temos no dia a dia, isso é topzeira