Pequenas ideias bem aplicadas causam um grande efeito!
Atualmente vivemos em um cenário onde as empresas buscam sempre profissionais com alto nível de formação e conhecimento técnico, não estão erradas, pois buscam o que há de melhor no mercado e o investimento é alto.
Porém, em muitas oportunidades existe potencial profissional dentro da própria empresa, que em muitas vezes não é valorizado ou aproveitado, ocasionando um desconforto entre os colaboradores.
Em muitas oportunidades, diante de um problema, deixamos de ouvir os colaboradores nos seus diversos níveis de hierarquia, deixando de valorizar a experiência e a vivência no ambiente.
Por maior que seja a sua formação acadêmica, técnica ou pessoal, permita-se ouvir novas idéias e a procurar entende-las, por mais absurdas que pareçam.
"Em janeiro de 2014, um motorista conduzindo um caminhão/carreta ao transitar por São Paulo não prestou atenção a altura limite de um viaduto muito movimentado da região próximo as marginais Pinheiros e Tiete, ficando assim "entalado" sem danificar as estruturas do viaduto, bloqueando as vias de acessos em toda a proximidade. Foram mobilizados, Bombeiros, Defesa Civil, Engenheiros da Prefeitura e o policiamento, para decidir as ações a serem adotadas. Os especialistas ali presentes já haviam deduzido que seria necessário bloquear as vias de acesso por mais de uma semana e que haveria a necessidade ainda de remoção de parte da estrutura do viaduto.
Até que um garoto de aproximadamente 14 anos se aproximou e disse " eu posso ajudar a solucionar este problemas", as pessoas ali presentes apenas olharam e pediram que o rapaz fosse embora, pois o problema era sério.
Um bombeiro muito educado abraçou o rapaz e começou a conduzi-lo para fora do ambiente do acidente, foi quando o rapaz lhe disse " o senhor pode me ouvir? eu posso ajudar", o bombeiro respondeu " claro, pode falar.".
Com toda a tranquilidade o rapaz olhou para o bombeiro e lhe disse " basta esvaziar os pneus da carreta para obter a altura necessária e ela sairá".
Neste momento o bombeiro retornou ao grupo de pessoas que estavam responsáveis em solucionar o problema e lhes transmitiu a ideia do rapaz.
Prontamente avaliaram o cenário novamente, olharam para o rapaz e esvaziaram os pneus do caminhão, desobstruindo o viaduto em poucos minutos."
Por maior que seja o nosso conhecimento ou a nossa formação, ouvir sempre nos ensinará alguma coisa.