Pequenas ideias para melhorar a sua criatividade

Pequenas ideias para melhorar a sua criatividade

Manter a chama da criatividade acesa para desenvolver trabalhos inovadores e coisas jamais vistas antes pode parecer fácil na teoria, mas na prática a história é bem diferente.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nunca tivemos uma quantidade tão vasta de informação disponível para ajudar a guiar nosso instinto criativo ao longo do processo de criação. Em contrapartida, nunca sentimos a pressão da necessidade de criar ou resolver alguma coisa tão forte. Resultado dos avanços tecnológicos, hábitos sociais e estilo da vida, o fato é que o bloqueio criativo é parte da nossa rotina e tem um pezinho lá no emocional. Como lidar?

3 conselhos para melhorar a sua criatividade

  • Você não precisa seguir uma ordem lógica

A melhor coisa da mente é que ela não tem barreiras físicas. Não é como um papel que se você errar precisa apagar ou substituir. A mente está lá e nela cabe tudo. E o melhor: ninguém vê o que está acontecendo e você não precisa se preocupar se aquilo está fazendo sentido ou se a gramática está correta. Ao desenvolver uma história você pode pensar no começo, no final e só depois chegar ao desenvolvimento dela. Por isso, quando estiver pensando em criar algo, não coloque os carros na frente dos bois, primeiro curta o seu processo criativo e depois se preocupe com formalidades.

Se prender a regras lógicas pode limitar seus pensamentos, fazendo com que você descarte algumas ideias sem ao menos entender como ela poderia ser aproveitada dentro da sua criação. Se mantenha livre para começar a criar por onde quiser.

  • Crie a sua própria maneira

Pense assim: você precisa fazer uma pintura para representar o inverno. Você quer de todas as formas colocar um boneco de neve e uma lareira, mas você é brasileiro, o inverno que conhece não tem nadinha de neve. Resultado: a representação pode até ficar boa, mas não será completamente verdadeira.

Pode apostar que quando algo é feito com base nas suas experiências e do seu jeito, fica muito mais fiel, e quem vê percebe isso. É por isso que as referências e a vivência de um artista contribuem tanto para as produções, pois dão embasamento e enriquecem os detalhes da obra.

  • Crie sobre coisas que você gosta

Ou dê um jeito de trazer um pouco das coisas que você gosta e quem você é para suas criações. Ser autêntico é melhor do que ser normal. A autenticidade é o que difere as pessoas criativas das pessoas que fazem por fazer.

Claro que quando falamos de obrigações profissionais, nem sempre será possível escolher o que vai ser criado. Existem regras, protocolos, briefings e chefes que irão ditar o caminho, mas sempre existe uma maneira de colocar um pouco de você sem fugir das regras. Aliás, será que é possível separar criador da criação?

Compartilhar para criar!

Um outro ponto importante para criatividade é a colaboração. Muitas vezes evitamos pedir opiniões, trocar ideias ou mostrar rascunhos para colegas por medo de críticas ou por se sentir menos criativo fazendo isso. Bobeira! Nada melhor do que um bom bate papo para incrementar o material.

A ideia de trocar experiências para melhorar as criações foi fundamental para o movimento punk, renascimento e continua sendo ainda hoje, em 2019. Um grupo de gênios é mais forte do que um gênio solitário. Precisamos trazer todas as diferentes perspectivas para o campo de visão. Criatividade não é sobre pensar diferente? Nada melhor que pessoas diferentes pensando juntas!

Aliás, a internet é uma baita ferramenta para compartilhamento e geração de insights. Bora aproveitar?! =)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos