Pequenas realizações
Há pouco mais de 4 anos atrás eu me ví descobrindo um novo mundo da programação ao participar de um workshop voltado à linguagem Java (mais especificamente com Spring Framework). Essa foi uma guinada na minha carreira. Passei a enxergar esse mundo com outros olhos e entender o motivo da complexidade do Java. Desde então passei por excelentes experiências e aprendizados.
Este ano senti que as coisas deveriam mudar. Não que isso significasse abandonar o que conquistei, porém meu foco devia ser renovado. Meus projetos, repensados sob novos prismas...
Desde que comecei no Java tenho vontade de me aventurar nas aplicações para dispositivos móveis, mas a minha rotina de estudos não colaborava para isso. Então uma proposta com intenções muito alinhadas com minha situação pôde reverter o quadro o suficiente para eu ter a realização de me introduzir nesse mundo. Um aplicativo que mostra a localização de desenvolvedores (pré-cadastrados) de uma tecnologia a sua escolha. Algo simples, mas com uma medida de sofisticação suficiente para te impulsionar a querer saber como fazer isso no espaço de 5 dias de estudo.
Acho que a @Rocketseat acertou na veia com essa proposta. Fez muitos devs, além de mim, (sejam aspirantes ou experientes na área) saírem da zona de conforto e dedicar horas extras de estudo nesta última semana para ver esse projeto se concretizar em suas telas. Na prática, todos puderam ter, em 5 dias, seu primeiro aplicativo + interface web + aplicação servidora utilizando NodeJS, ReactJS e React Native, com direito a recursos de geolocalização (que pessoalmente para mim é uma realização incrível). Ah! Sem esquecer do MongoDB lá por trás cuidando do armazenamento de dados... Cara! Que semana show!
Como programador com uma certa experiência, sei que algumas ferramentas fazem parecer que as coisas são bem mais simples do que realmente são e você fica com uma falsa sensação sobre seu conhecimento. Corre o risco de não se aprofundar nos estudos e cometer erros durante o desenvolvimento. Só que uma coisa tenho aprendido nesses anos atuando como consultor mais "livre", digamos assim, e é que pequenos projetos com pequenas realizações nos dão um gás para buscar novos projetos e novas realizações.
O risco que se corre em sonhar alto demais é frustar-se por não alcançar sua própria expectativa que pode ter sido além das suas limitações (físicas ou intelectuais). O sonho sozinho não é um problema, nem a expectativa e muito menos a limitação, porém todos devem estar bem alinhados. Por isso podemos encontrar pessoas por aí, extremamente satisfeitas com suas vidas e o sujeito tem menos do que se gabar que você. Isso é reconhecer o valor do que já foi conquistado.
Esse "aplicativozinho" não é nada perto de coisas que vemos por aí, eu sei, mas o que vale é a sua vontade de aprender e a recompensa pelo esforço.
Então melhor do que ter projetos grandes demais e se frustar é sonhar os pequenos, porém alcançar realizações a cada dia e acumular energias para crescer os sonhos degrau por degrau.
Vamos lembrar do seguinte: dizem que o Mark Zuckerberg não precisou de faculdade para criar o Facebook, muitas vezes deixando margem a crer que não precisamos de estudo e aperfeiçoamento. Então repito (porque não foi ideia minha) inclusive a mim mesmo: primeiro seja um aluno de Harvard, depois você abandona o curso e vai criar seu Facebook. Não é todo dia que surgem projetos como o do Facebook, portanto não dá pra tomar como regra essa história, mas pode servir sim de inspiração.
Show de bola! Este será meu primeiro artigo (relâmpago) de 2020. Que venham mais, para contribuir para as pequenas realizações.
Analista Recursos Humanos Pleno
4 aParabéns!!
Supervisor Contábil na AFIN Assessoria Fiscal e Contábil Ltda
4 aParabens Jaime!!!
Consultor Especialista e Solucionador Estratégico em Preços de Transferência | Business Owner na UNIVERSO Transfer Pricing
4 aParabéns pelo artigo!
CyberSecurity l Malware & Threat Research | Shell script | Linux | Python | Git | Grafana | Suricata | Snort
4 aExcelente artigo! Parabéns Jaime!