perFEITO: Realize seu sonho de ser quem você deseja!
Lidar com perfeccionismo é muito complicado, também sofro disso. E anda juntinho, abraçado praticamente, com a procrastinação.⠀
🔖 Procrastinar: Deixar para outro dia ou para depois; adiar; delongar; protelar (adoro essa também); postergar; prolongar... sinônimos não faltam.
Hoje quero fazer uma reflexão que tive esses dias a partir desses dois temas.
Por acaso você também tem aquele sonho engavetado que nunca saiu do papel, pois não sabe nem começar? Ou melhor, você iniciou com força total, com um pouquinho de planejamento, mas logo se frustrou e desistiu?
Pois é, já passei por essas ocasiões também, e não foi uma vez não, foram várias.
Passo uma até hoje com exercícios físicos. Tento voltar para vida ativa que tinha antes de morar sozinho, mas sempre me frustro por detestar academia.
Queria muito ter esse artigo pra ler há uns anos atrás, mudaria minha vida. Por esse motivo, quero te ajudar de alguma forma, compartilhando minha experiência com isso.
Uma das melhores maneiras de aprender a fazer algo é realmente sair e fazê-lo.
Não é hora de olhar para os lados, pense em evoluir um pouquinho a cada dia.
É muito comum a gente desistir logo no início. O problema é que nunca terminamos nada dessa forma, ficamos iniciando e largando, e isso vai se tornando, basicamente, em um hábito.
Quando se fala na área criativa então, meu Deus! Falo aqui com muita propriedade pois fiquei QUINZE anos sem desenhar por falta de incentivo. Nunca gostei dos meus desenhos, e meus amigos sempre foram incríveis.
Mas eu não entendia uma coisa na época, infelizmente, que é essa frase a seguir:
Estou escrevendo esse artigo, mas ele é um tapa na minha própria carinha, viu?
Tudo que estou dizendo para fazer foi porque perdi muito tempo, e não quero que passe por isso também.
Quando iniciar seu projeto, é muito comum odiá-lo no início, por vários motivos. Tu vai (naturalmente) se comparar com outros, conseguirá perceber diversos erros e melhorias que poderia ter feito... mas acredite, isso É MUITO BOM!
Essa ideia de se preocupar com os erros está muito atrelado a nossa vida, desde criança, quando estávamos na escola.
O que você aprendeu na sala de aula? Que errar é ruim, e acertar é bom. Se acertar, ganha estrelinha. Se errar, notinha vermelha e recadinho pros pais.
Precisamos curtir mais o processo do erro. O erro é parte do processo. Imagina que merdinha seria nossa vida se tudo corresse perfeitamente bem? Eca.
E vou dar um spoiler agora: você vai continuar errando, mesmo quando for muito bom.
Igual futebol não se joga sem bola, casinha não se brinca sem as bonecas, o aprendizado não acontece sem os erros.
Pratique no seu projeto dos sonhos: comece a fazer, mesmo que fique zoado, que não tenha grana pra pagar um designer, ou comprar um bom equipamento. Enquanto não posso ter essas melhorias, pode não estar perfeito, mas estará feito.
Isso não quer dizer que temos que nos conformar do jeito que está. Procure sempre melhorar, mas trabalhe dentro das suas possibilidade.
Quer ser um um(a) artista foda? Comece fazendo seus quadros com o pincel e tinta que tem, não precisa mostrar pros outros se não se sentir confortável.
Quer se tornar um(a) empreendedor(a)? Comece estudando, fazendo um micro negócio na internet, testando as redes sociais, como um laboratório – estou fazendo isso com o Método Naghol.
Quer ser um(a) designer de interiores, fazer aquelas casas lindas? Pega uns cursos básicos, brinque no seu The Sims da vida, baixe uma ferramenta gratuita pra brincar e fazer uns projetos fantasma.
O importante não é ficar perfeito, e sim ter a capacidade de fazer uma ideia do início ao fim.
É muito ruim quando a gente tá começando um projeto, e começa a se comparar com outros que estão a todo vapor, né? Pois vou começar aqui: pare de se comparar com os outros, e compare-se contigo mesmo!
Não faz nenhum sentido você pensar em se comparar com outra pessoa. Nem sabemos o que ela passou para estar ali, o tempo que foi dedicado de estudo, a experiência dela, o incentivo que recebeu de amigos e familiares, enfim... se poupe dessa angústia desnecessária.
Anne Le Cunff diz em um de seus artigos de auto-competição (incrível, por sinal):
“Quando você tenta competir com outros você está seguindo regras ao invés de criar seu próprio jogo”
Outra coisa muito legal que ela diz, sobre auto-competição, que é por isso que ela gosta de jogos de corrida ao invés de luta, pois jogos de luta se vence derrotando os outros, e de corrida é uma questão de descobrir sua técnica e dirigir o mais rápido possível (GENIAL, MEU DEUS!).
Não faz nenhum sentido a gente ficar colocando defeitos no que estamos fazendo hoje. É claro que vamos sempre buscar melhorias, mas naturalmente ficaremos muito melhor daqui um ano, se continuarmos fazendo.
Pra quê então vou gastar minha preciosa energia me estressando com o trabalho que faço hoje, se lá na frente vou olhar e não vou gostar, por ter ficado melhor?
O mundo quer e precisa de pessoas que TERMINEM o que começaram.
Quantos profissionais você já viu que chega a mil por hora, com centenas de ideias, e um mês depois a pessoa não terminou nada que falou quando entrou na empresa?
Portanto, é melhor que faça metas menores para chegar no seu sonho, assim não rola nenhuma frustração, e mais, ganha aquela sensação de dever cumprido.
Vou fazer um (parênteses) aqui no artigo pra te ensinar uma técnica boa de ter esse sentimento no seu dia-a-dia:
Vamos supor que precise limpar o seu quarto, e você coloca lá na sua listinha de tarefas : "limpar o quarto". Ao invés de colocar uma tarefa tão complexa dentro de um único item, prefira fazer assim:
- Varrer o chão
- Dobrar roupas
- Guardar roupas
- Colocar as coisas no lugar
- Limpar o chão
- Passar pano
- Arrumar a cama
Dessa forma, verá que a cada tarefa cumprida, terá uma sensação muito prazerosa de produtividade. (fecha parênteses)
Não gosto muito de usar a palavra MVP na minha página, pois nem todos conhecem. Caso queiram entender mais sobre, o Nubank fez um artigo maravilhoso só desse assunto.
Mas quero dizer que, sobre a capacidade de terminar as coisas, é muito importante criar metas tangíveis dentro do seu sonho.
O exemplo que dei ali na imagem é bem simples: Você quer andar mais rápido, mas comprar um carro é muito caro, praticamente impossível agora. Então por que não comprar um skate? Aos poucos você vai poupando dinheiro, aí vende o skate, e com a grana unida evolui pra um patinete, que já tem um pouco mais de conforto. E assim vai...
É naquele mesmo sistema que disse anteriormente para limpar a casa: quebre seu sonho em pequenas tarefas.
Pra finalizar, gostaria te mostrar um TED incrível que conta a história de um cara que não sabia lidar com a rejeição, e isso fez ele se estagnar na sua vida pessoal e profissional. Então, descobriu um site chamado "Rejection Therapy", de um canadense, que a proposta era: Ser rejeitado diariamente por 30 dias, mas ele foi além.
Espero que tenham gostado dessa reflexão e te ajudado como me ajudou.
Sei que esse artigo não está perfeito, certamente mudaria e acrescentaria muita coisa ainda, mas está pronto!
Siga Luccas Góes no Linkedin, Behance, Instagram, Facebook e Twitter
Sobre o autor
Sou um designer multidisciplinar, autodidata e apaixonado por estudos. Uso minha criatividade em todas as áreas possíveis, e agora estou compartilhando minhas experiências para encorajar pessoas a se tornarem independentes, da sua maneira. O projeto chama-se Método Naghol.
Trabalhei com marcas como ESPM, Band, SBT, Companhia Athletica, Brithish Concil, Miha Bodytech, TransLAB, Brunel University London, Miss Rio Grande do Sul, GuiaInvest, dentre outros.
Estou sempre aberto a novos projetos, caso tenha interesse, entre contato inbox ou por e-mail: luccas.goes@gmail.com
designer organizacional | facilitadora | sócia na Target Teal | desorganizadora de hierarquias | autogestão
4 aIncrível como vc organizou as ideias, as artes e os links outros materiais! Amei!! 👏👏🥰🥰
Recursos Humanos | Gestão de Pessoas | RH Generalista | People Analytics
4 aMe identifiquei muito com seu artigo, excelente! Obrigada por compartilhar esta escrita!
Advogada | Especialista em Direito das Mulheres
4 aSimplesmente sensacional!!!!!
Framework designer for niche consultancies ⤻ Let's turn your method into a workshop
4 aConteúdo bem legal, mas tá a cópia do tom de voz e estilo do tira do papel, né?
Operations | Contracts | Legal advice
4 aMuito bom o texto e o Ted Talk deu o toque final, adorei! Parabéns