Perfis Comportamentais - Guia Completo
Desde a antiguidade, o homem procura entender melhor o comportamento humano. Por conta disso, vários estudos e teorias comportamentais foram criados ao longo dos séculos.
No início do século XX, essas teorias foram destrinchadas e levadas para o ambiente corporativo, determinando como cada profissional se relaciona com o meio e reage às situações.
Os primeiros estudos sobre comportamento humano foram desenvolvidos pelos gregos, por volta do século V a.C.. Nesse caso, suas teorias atribuíam os quatro elementos da natureza (fogo, água, terra e ar) ao comportamento das pessoas.
Por volta do ano 370 a.C., Hipócrates, considerado o “pai da medicina ocidental” retomou essa teoria para propor estudos sobre o temperamento humano. Posteriormente, a teoria foi enriquecida pelo médico romano Galeno, por volta de 190 d.C., moldando as expressões colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico.
Ao longo dos anos, outras teorias semelhantes foram propostas, dividindo os indivíduos de acordo com perfis comportamentais e socioemocionais. Uma delas, por exemplo, é a etologia, um estudo que analisa a psicologia com base nas diferenças de comportamento existentes nas mais diversas espécies de animais.
Outro estudo importante para o mapeamento comportamental é a metodologia DISC, que foi a principal base para a criação da ferramenta Profiler. Vamos explicar um pouco mais sobre ela.
Elaborada na década de 20 pelo PhD em Psicologia, William Marston, a teoria DISC explica as reações emocionais dos seres humanos, com base em quatro tipos comportamentais previsíveis.
Tais comportamentos ocorrem por meio da combinação de duas percepções: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (referente à percepção de favorabilidade do ambiente).
Como resultado, originam-se os quatro perfis, que compõem a expressão DISC:
A metodologia foi inspirada nos estudos de Hipócrates e Galeno na medicina, sendo que suas pesquisas incluíam estatísticas e conhecimentos da biofísica. Com base nela, Marston definia a motivação e a busca de cada um dos perfis, decifrando competências socioemocionais de cada ser humano.
O Profiler, metodologia Sólides, tem como base a avaliação de combinações de quatro perfis distintos, com base na metodologia DISC e mais seis teorias. Esses perfis podem se combinar de diferentes formas, de acordo com níveis de predominância, gerando personalidades singulares e percepções de mundo individuais.
Para tanto, a ferramenta utiliza nomenclaturas de perfil de fácil entendimento e que representam suas características principais.
Agora, vamos destrinchar cada um desses perfis e entender como eles se comportam, além de ver qual a melhor forma de gerir cada um dos profissionais com base nesse mapeamento.
Existem quatro perfis comportamentais: Comunicador, Executor, Planejador e Analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis.
Veja a seguir mais detalhes sobre cada um dos perfis.
O Executor é uma pessoa bastante ativa, competitiva, dinâmica e que se motiva por desafios. Demonstra muita determinação e perseverança e tem bastante raciocínio lógico e dedutivo.
Além disso, é autoconfiante, independente e sabe se impor. Para este perfil, não existem obstáculos, e se houver, ele encontrará uma maneira de contorná-los. Contudo, pode ser autoritário e inflexível.
Seus principais pontos fortes são: autoconfiança, determinação, otimismo, empreendedorismo, proatividade, praticidade, perspicácia e coragem.
Já os pontos que precisam ser desenvolvidos são: irritabilidade, indiferença, intensidade, ironia, arrogância e orgulho.
Na hora de dar feedback ao Executor, a dica é ser direto e sem rodeios, não tomando muito tempo do profissional. Ainda, é importante que a cultura de feedbacks seja contínua e que o profissional receba retornos periodicamente.
O Comunicador é uma pessoa extrovertida, falante, ativa e que se adapta com facilidade. Assim, têm talentos para a comunicação, são descontraídos e precisam de contato interpessoal, com um ambiente harmonioso.
Por ser bastante sociável, ele atua melhor em equipe e tem boa capacidade de persuasão. Contudo, é vaidoso e não gosta de passar despercebidos.
Recomendados pelo LinkedIn
Seus principais pontos fortes são: afetuosidade, boa dialética, sociabilidade, otimismo, carisma e compaixão.
Já os pontos a serem desenvolvidos são: exagero, impulsividade, dificuldade em dizer não, tendência a se atrasarem, autodisciplina e agitação.
Em relação a feedbacks, é indicado que o gestor faça apontamentos de forma descontraída e em um ambiente informal. Isso porque, os comunicadores tendem a se colocar em posição defensiva quando são confrontados.
Pessoas com perfil Planejador são calmas, tranquilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de seguir regras e de uma rotina preestabelecida, sentindo-se bem em trabalhar com pessoas mais ativas e dinâmicas.
Além disso, são pacientes, disciplinados e introvertidos, no entanto, contam com um perfil de fácil relacionamento.
Em situações de emergência, os planejadores agem com tranquilidade e conseguem planejar a melhor saída, de forma a não prejudicar os demais.
Seus principais pontos fortes são: calma, confiabilidade, boa convivência, senso de humor, boa capacidade de escuta, trabalho estruturado, eficiência, planejamento e capricho na entrega de atividades.
Já os pontos a serem desenvolvidos são: autoestima baixa, pessimismo, falta de autoconfiança, indecisão, teimosia e flexibilidade mais baixa.
Quanto aos feedbacks, os planejadores acreditam que a ferramenta é muito importante. Logo, na hora de fazer apontamentos, opte por um ambiente mais formal e, se possível, estruture os pontos em tópicos.
O ideal é que o planejador saia da reunião de feedback com os próximos passos definidos e sabendo quais são os processos que precisam ser seguidos daqui em diante.
As pessoas com perfil Analista são preocupadas, detalhistas, rígidas e discretas. Tendem a ser mais observadoras e escutam mais do que falam, além disso, são calmas e atentas a detalhes.
Por serem um pouco pessimistas, esses profissionais precisam ser estimulados a colocar seus projetos em prática. Ainda, são bastante perfeccionistas, por isso, tendem a sofrer com a autocrítica e demorar mais para realizar entregas.
Seus pontos fortes são: sensibilidade, capacidade analítica, transparência, foco, sinceridade, confiabilidade e autodisciplina.
Já os pontos a serem desenvolvidos são: pessimismo, autocrítica, introspecção, orgulho, desconfiança, muita teoria e pouca prática.
O feedback para o Analista é uma ferramenta extremamente necessária e precisa ser conduzido com cuidado. Esse tipo de profissional tende a se sentir desconfortável nesse momento. Desse modo, é interessante aplicar o feedback de forma individual e, sempre que possível, fazer elogios reconhecendo seus méritos.
___________________________________________________________________________
Chegou até aqui? Que bom! 😊 Preparamos um kit completo sobre Gestão Comportamental para você. Basta clicar aqui. 👈🏽
Além disso, deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo e compartilhe nossa news com mais pessoas! 📣
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais e faça parte das nossas comunidades! 👉🏽 WhatsApp | Telegram
___________________________________________________________________________
O Papo de Gente é a news semanal da Sólides. A cada edição vamos trazer temas e assuntos sobre Gestão de Pessoas, carreira e negócios. Assine e não perca nenhuma edição. 😉
Gerente de Desenvolvimento de Negócios
6 mÓtimo conselho.
Gerente de Desenvolvimento de Negócios
6 mRelativo a controle, poder e assertividade. Medo Básico: Falhar Motivação: Poder e força Valor para uma organização: Busca por resultado Eficácia em vendas: Fechamento de negócios Este perfil enfatiza a possibilidade de moldar o ambiente, superando oposições para alcançar resultados. Tende a ser mais objetivo quanto às suas metas, demonstrando mais interesse por evidências quantitativas e raciocínio lógico, enquanto mostra sinais de extroversão, falando alto e rápido. Os altos "D" são pessoas enérgicas, de espírito forte e empreendedoras, que gostam de desafios, de entrar em ação e de obter resultados imediatos. São diretos, objetivos, assertivos e decisivos. As predominâncias do fator Dominância: força do caráter, independência, irritação e negação a afetividade. Busca por resultados através do domínio, da independência e do poder. Valoriza nos outros a capacidade de concluir uma tarefa rapidamente, a força e o poder. Usa para Influenciar as pessoas: força de caráter, persistência, intimidação e direcionamento.
Gerente de Desenvolvimento de Negócios
6 mUma metodologia importante é a DISC, criada na década de 1920 pelo psicólogo William Marston. Ela define quatro perfis comportamentais: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, baseando-se na percepção interna e externa dos indivíduos sobre seu ambiente. Esses perfis ajudam a entender as motivações e competências socioemocionais das pessoas. A metodologia Sólides, chamada Profiler, utiliza a DISC e outras teorias para criar combinações únicas de perfis, gerando personalidades distintas. Entre esses perfis estão o Executor, o Comunicador, o Planejador e o Analista. Executores são ativos e determinados, mas podem ser autoritários. Comunicadores são sociáveis e persuasivos, mas podem ser impulsivos. Planejadores são calmos e organizados, mas podem ter baixa autoestima. Analistas são detalhistas e perfeccionistas, mas tendem ao pessimismo. Cada perfil tem seus pontos fortes e áreas para desenvolvimento, e a abordagem para feedback deve ser personalizada para cada tipo. 4o
DHO | T&D | Universidade Corporativa | DISC Profiler | Business Partner | Employee Experience
6 m😀
Administrador | ME - Ministerio da Economia
6 mAgradeço o compartilhamento.