As Perguntas de Jesus | Pergunta 22 | Lindomar JS

As Perguntas de Jesus | Pergunta 22 | Lindomar JS

Graça e a paz de Cristo seja sobre a sua vida!

Neste vídeo, iremos dar continuidade à nossa série: “AS PERGUNTAS DE JESUS”.

As perguntas de hoje são:

"Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome? Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes? Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo: aqui está quem é maior que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor do sábado."

Esse texto se encontra registrado em Mateus capítulo 12 versos 2 a 8 e também em Marcos 2: 24 a 27 e Lucas capítulo 6 versos 2 a 5.

Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas nos deparamos com Jesus e seus discípulos num cenário peculiar. Era sábado, o dia sagrado de descanso para os judeus, e a fome apertava. Ao caminharem por um campo de trigo, os discípulos começaram a colher espigas para saciar a fome. Essa atitude, aparentemente inocente, desencadeou a fúria dos fariseus, guardiões da lei, que acusaram os discípulos de quebrarem o sábado.

A resposta de Jesus é surpreendente. Ele não se intimida com a interpretação rígida da lei, mas a confronta usando exemplos do Antigo Testamento: Davi e seus homens comendo os pães consagrados que se encontra em (1 Samuel 21:1-6) e os próprios sacerdotes no templo trabalhando no sábado que está registrado em (Números 28:9-10). Através desses exemplos, Jesus revela a hipocrisia dos fariseus que, presos à letra da lei, perdiam de vista o seu espírito.

Mas o ponto central da resposta de Jesus reside na sua declaração: "Pois eu lhes digo que aqui está algo maior do que o templo". Jesus, como Senhor do sábado, revela que a verdadeira adoração não está presa a rituais vazios, mas sim à compaixão e ao amor ao próximo.

Que lições podemos extrair dessas perguntas de Jesus para as nossas vidas?

  1. Guardar o espírito da lei, e não apenas a letra: Assim como os fariseus, podemos cair na armadilha de seguir regras e regulamentos religiosos de forma mecânica, esquecendo o verdadeiro significado da fé. Jesus nos convida a ir além da mera obediência externa, buscando um relacionamento genuíno com Deus e com o próximo.
  2. Priorizar a compaixão e o amor: Diante do sofrimento humano, a compaixão deve sempre prevalecer sobre dogmas e tradições. Jesus demonstra que a verdadeira religião se manifesta no cuidado com os necessitados, na prática da justiça e no exercício do amor.
  3. Refletir sobre a nossa adoração: Qual é o centro da nossa adoração? Estamos presos a rituais vazios ou buscamos um relacionamento autêntico com Deus? Jesus nos convida a examinarmos a nós mesmos e a buscarmos uma adoração verdadeira, que brota de um coração contrito e agradecido.

Quero hoje nesse domingo liberar um desafio da semana:

Nesta semana, procure colocar em prática a compaixão e o amor ao próximo. Identifique uma necessidade ao seu redor e busque ser um agente de transformação na vida de alguém. Se pergunte nesse dia: Você está guardando o sábado, ou o sábado está te guardando?

Lembre-se: a verdadeira adoração se manifesta no serviço ao próximo.

Compartilhe sua experiência nos comentários certamente ficarei muito abençoado em ler!

Obrigado pela sua atenção, um grande abraço, que Deus nos abençoe e até o próximo domingo para a nossa próxima pergunta de Jesus, valeu!!!

Versão Vídeo

Por Lindomar JS


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos